2013/04/24

Google Glass vai ter Reconhecimentos de Gestos?


Poderá já não chegar este ano, mas aos poucos vão-se descobrindo alguns indícios do que o Google estará a preparar para o seu Glass. Para além do controlo por voz e toque, um utilizador que andou a explorar o código da App MyGlass que serve de companhia ao Glass descobriu referências a mais alguns métodos de controlo que incluem gestos com a cabeça, piscar os olhos, e até usar os dedos para fazer pinch-to-zoom.

Os gestos com a cabeça já eram conhecidos, podendo fazer-se um ligeiro levantar da cabeça para "acordar" o Glass (eventualmente será programável o tipo de gesto que se pretenda?) Mas fazer o reconhecimento de piscar os olhos indica que o Google não quer deixar nada de fora - embora fique curioso sobre a forma como eles querem detectar isso. Já nos gestos com as mãos, vai ser necessário esperar para ver se o pinch to zoom a que se referem é um gesto feito "no ar", a ser analisado pela câmara, ou se será meramente um gesto feito na superfície sensível ao toque que existe na haste do Glass.

Igualmente interessante - sabendo-se que o Glass será um equipamento altamente pessoal, mas que incitará a que muitas pessoas o queiram experimentar - é a menção de um modo "guest", que supostamente permitirá que se empreste momentaneamente o Glass a um amigo, sem recear que lhe comecem a surgir notificações ou mensagens privadas que se destinavam a vocês. Mas, como haverá situações onde o que se pretende é mesmo partilhar o que se está a ver, há também referência a um modo "screencast", que indica que o Google não se esqueceu desse caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)