2013/04/04

Preços em Queda nos Windows RT prenunciam o fim do Mesmo?


Contrariamente ao que a Microsoft vai dizendo, a situação dos Windows RT parece estar a ficar cada vez mais complicada - como vai sendo demonstrado pelo número crescente de descontos e redução de preços em inúmeros tablets.

Sempre disse desde o início que seria um erro a MS lançar este seu Windows RT a preços idênticos ou superiores aos dos concorrentes já existentes no mercado - e a promessa de preços "concorrenciais" nunca se concretizou (e de certo modo, seria bastante difícil conseguir convencer os parceiros a fabricar uma primeira geração de equipamentos a preços de custo, para que pudessem competir com equipamentos como os Nexus do Google). Mas era também mais que previsível que a alternativa seria igualmente arriscada - como agora se confirma - levando a que vários parceiros expressassem publicamente a sua insatisfação (a Samsung disse que os Windows RT não vendem, e nem se deu ao trabalho de os levar para os EUA).

Ou seja, agora os preços vão caindo... na tentativa de "despachar" o stock; numa medida que angustiará os clientes que compraram estes mesmos tablets há poucos meses e agora os vêm $100, ou até $200, mais baratos; destruindo ainda mais a credibilidade e confiança que se pudesse ter nesta plataforma. Ainda mais quando se considera que por preços idênticos ou pouco superiores se pode ter um tablet Windows 8 "completo".

Será que ainda há forma de salvar o Windows RT? Talvez... mas não estou a ver como. A MS desde o início que deveria ter lançado uma ofensiva "imbatível" nos RT, caso tivesse realmente esperança de conseguir criar um mercado neste segmento. Assim apenas desgastou a sua posição e reputação; fazendo que os seus parceiros dificilmente tenham vontade de voltar a investir neste Windows RT - e pior ainda - desapontando os clientes que compraram estes equipamentos que agora são vendidos com grandes descontos... e que num futuro próximo poderão ser vendidos ao "desbarato".

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. cá para mim vai pelo mesmo caminho que o Zune...

    ResponderEliminar
  3. Sou da mesma opinião que o nmb. Mais um FAIL.

    ResponderEliminar