2013/04/04

Google demarca-se do WebKit com o Blink


Numa altura em que o WebKit assumia cada vez mais o papel dominante de "referência" para a web, o Google anunciou que vai seguir por um caminho diferente, criando um novo projecto open-source para um novo "rendering engine" que se chamará Blink.

O WebKit é o motor de rendering usado em variados browsers, como o Safari, Chrome/Chromium, e mais recentemente, o Opera; sendo que o Opera já veio a público dizer que irá seguir o Google nesta nova direcção e irá usar o Blink também no seu browser.

O Google diz que se sentiu obrigado a tomar esta decisão devido à necessidade de implementar novas funcionalidades e grandes modificações ao WebKit por forma a melhor se adaptar ao caminho desejado para o Chromium (e consequentemente para o Chrome e também para o Chrome OS), como será o caso das "out-of-process iframes". Esta modificação, que obriga a mudanças substanciais na forma como o WebKit as implementa, permitirá ter elementos completamente isolados mesmo numa mesma página - e que em caso de "crash" de um deles, o resto da página continuará a funcionar. Diz também que pretende simplificar e optimizar muito do código (começando logo por limpar cerca de 4.5 milhões de linhas de código!), sem ficar limitado pelas obrigações em manter a compatibilidade com as velhas API WebKit dos Macs, e que têm estado na origem de alguns bugs no Chromium.


As opiniões dividem-se quanto a esta decisão: há quem ache que o Google está a demonstrar "má vontade" em não continuar a melhorar o WebKit; há quem ache que estão a fazer bem, e que um novo rendering engine ajudará a web a melhor suportar múltiplos browsers/rendering engines, fazendo com que os standards funcionem e sejam seguidos (e não se caia no risco de ter uma web feita à medida do WebKit, como parece estar a acontecer cada vez mais).


A mim, parece-me que por trás desta decisão está o interesse do Google controlar de melhor forma o progresso do seu Chrome/Chromium... e especialmente, do seu Chrome OS.

Sabendo-se o peso que o Google/Chrome têm na web, este Blink poderá muito bem vir a tornar-se naquilo que o WebKit tem sido até agora; e acabar por ser a desculpa perfeita para fazer uma limpeza das limitações que trazia pelo peso da sua antiguidade. Vamos lá ver quando se poderão começar a ver as melhorias prometidas por este Blink e quando nos chega o primeiro Chrome "Blink". (Actualização: o Google diz que chegará daqui por 10 semanas).

[via Verge]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)