2013/04/02

Smartisan quer Refrescar o Aspecto do Android


Não há falta de "launchers" no Android, mas este Smartisan quer fugir às incaracterísticas grelhas saturadas de icons que se tornaram (mais) populares com a chegada do iOS, e que contagiaram os restantes sistemas mobile. (E que como se pode ver na seguinte imagem... parecem todas iguais.)


Para isso recorre a uma grelha de icons, mas de apenas 3x4 Apps em vez de 4x5, o que lhe permite ter icons de maiores dimensões, mais representativos e que dispensam legendas em texto. Segundo os seus criadores, poucas pessoas necessitarão de aceder a mais de 12 apps frequentemente a cada dia (eu bem que posso confirmar isso, que mesmo tendo dezenas de icons no ecrã, acabo por usar apenas meia-dúzia!) É também possível bloquear e esconder certos painéis de apps - por exemplo, para as apps raramente usadas.

Este Smartisan tem bastantes detalhes bem apanhados, como fazer "zoom out" ao arrastar-se um icon - o que permite mudá-lo rapidamente para outro ecrã sem ter que arrastar para as bordas - ou até coisas tão simples como colocar o ajuste de brilho do ecrã também disponível por baixo do ajuste de volume; ou adiar o envio de SMS por 3 segundos, para que tenham a possibilidade de as cancelar.

Não sei se este Smartisan terá sucesso... mas que poderá inspirar muitos outros a repensarem alguns detalhes nos seus interfaces, isso é mais que certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)