2013/04/08

Sony Lança TVs 4k mais Económicos e Leitor 4k


O 3D saiu de moda, e passará em breve a dar lugar ao novo menino bonito da indústria: a resolução 4K ultra HD. Para tentar espicaçar o interesse e acelerar a sua adopção, para além dos gigantescos (e apetecíveis) ecrãs de 84", a Sony propõe modelos 4k mais económicos de 55 e 65" com preços de $4999 e $6999, e que ficarão disponíveis ainda durante o mês de Abril.

Embora inevitavelmente se vá chegar ao ponto em que, independentemente do tamanho do ecrã, a resolução UltraHD passará a ser o novo standard (tal como actualmente temos ecrãs Full HD mesmo em tamanhos onde não se tira real partido da definição extra), penso que esta resolução já pede ecrãs de 65" para cima.

Mas, se o preço não for objecção... a Sony vai também disponibilizar monitores 4K OLED de 30 e 56" destinado ao mercado profissional já em Maio. (É melhor nem olhar para um coisa destes ao vivo... sob risco de nunca mais se querer olhar para outro ecrã... Valha-nos a esperança de que daqui por uma década este tipo de coisa poder estar em nossas casas a preços aceitáveis!)
Mas, claro que ter os ecrãs 4K de pouco serve se não tivermos conteúdos para lhes dar uso. E por isso a Sony apresenta o seu leitor FMP X1 que chega no Verão por $699 - e que traz 10 filmes incluidos: Bad Teacher, Battle: Los Angeles, The Bridge on the River Kwai, Salt, The Karate Kid (2010), Taxi Driver, That's My Boy, The Amazing Spider-Man, The Other Guys, e Total Recall (2012). Não se pode dizer que seja uma selecção de luxo... Melhor teriam feito em lá incluir a trilogia Matrix, os Dark Knight, e o The Hobbit (de preferência a 48fps), para realmente dar "show" na resolução 4K. (Mais filmes só depois para o final do ano... mas sem referência a quais, ou quando).

O que é certo é que novamente teremos que passar pela mesma conversa de sempre, dos upscales versus os filmes realmente em resolução 4K - e, claro está, de novamente nos tentarem convencer a recomprar os filmes pelos quais já pagamos múltiplas vezes: em VHS, em DVD, em Bluray... e agora em 4K. Parece que há direitos de autor que dão sempre direito a receber mais pelo que já foi pago. Ou será que está contemplado que o número de pixeis implica pagamentos acrescidos?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)