2013/04/08

A Partilha de Contas para Acesso a Conteúdos


Enquanto muitas entidades seguem num combate cego contra a partilha e download de conteúdos ditos ilegais da internet, há uma nova modalidade que vai ganhando cada vez mais adeptos - e que volta a colocar o foco da questão naquilo que realmente importa discutir: a partilha de contas para acesso a determinados conteúdos.

Esta técnica tem bastantes adeptos entre grupos de amigos nos quais apenas um subscreve um serviço de TV/música a que os outros gostariam de ter acesso; mas começa a ser também cada vez mais frequente entre amigos que queiram comprar uma App "em grupo" - ou seja, criando uma conta partilhada entre todos, de modo a que todos possam instalar uma App nos seus Androids ou iPhones.

Se há serviços que limitam a sua utilização a apenas um utilizador (frequente no caso do serviços de streaming de música), a verdade é que na maior parte dos casos não faz sentido, nem é possível, fazê-lo. Um utilizador pode ter múltiplos equipamentos onde deseje instalar uma App; e no caso dos canais de TV, têm que contemplar a hipótese de um membro da família querer ver algo no seu tablet, enquanto outra pessoa quer ver outra coisa... mesmo estando fora de casa (com outro IP).

Ou seja, este partilha de contas/passwords, vem demonstrar precisamente que o verdadeiro problema está do lado destas empresas, que não são capazes de fornecer um serviço que cative (ou esteja disponível para) os clientes que desejam ter acesso a esses conteúdos. E quanto tal acontece, por muito que queiram perseguir os sites de partilha... haverá sempre mil e uma outras formas que serão encontradas e que, como neste caso da partilha de contas, será praticamente impossível conseguirem identificar quem é quem.

2 comentários:

  1. Bem verdade, faço parte de um "grupo" que comprou uma subscrição anual de um jornal nacional, assim toda a gente tem acesso ao seu conteúdo pois não há limitação de aparelhos.

    ResponderEliminar