2013/04/22

Um Telemóvel de $12


Hoje em dia é fácil ficarmos maravilhados com os mais recentes smartphones topo-de-gama, e toda a tecnologia que integram que há um par de anos poderia ser difícil de imaginar (ecrãs FullHD em smartphones?) Mas não é por isso que deixa de ser igualmente incrível ver o que se consegue fazer no extremo oposto da escala.... como este telemóvel que pode ser comprado por apenas $12!

Um telemóvel por cerca de 9€... Um valor que ganha uma nova dimensão quando começamos a pensar que, caso quiséssemos comprar uma caixa de plástico, ou bateria, ou ecrã OLED, ou teclado numérico, ou um simples micro-controlador; provavelmente pagaríamos bem mais que isso: por cada um destes elementos individualmente!

Aliás, bastará comparar o que este telemóvel  oferece face a um Arduino Uno, para vermos as diferenças:


Adicione-se o custo de montagem e fabrico... e a coisa ainda se torna mais impressionante. Mesmo não podendo ser comparado com outros equipamentos "bem feitos" (neste Gonkai de $12 nem parece haver circuitos de protecção para a bateria, e a antena bluetooth é apenas um pedaço de cabo soldado), sempre dá para colocar em perspectiva o custo de equipamentos pelos quais nos pedem 50x mais.

3 comentários:

  1. Carlos, não é comparado a um Arduino Duo como referes "...oferece face a um Arduino Duo..." mas sim a um arduino Uno.
    Já tinha lido sobre isto hoje, no blog do "autor" e por isso dei logo pelo "gato".

    ResponderEliminar
  2. Não é preciso procurar muito e encontra-se um telemóvel livre de operador nas lojas portuguesas por 15€ por isso não vejo nada de impressionante neste preço. Alias comparado com o telemóvel sério pode-se dizer que estamos a pagar muito por este. O que nos esquecemos é que infelizmente para estes preços existirem milhares de pessoas tem de ser exploradas todos os dias e contaminantes de todos tipo libertados sem qualquer tratamento, mas se fossemos a pensar nisso não comprávamos nada.

    ResponderEliminar