2013/04/22

Parallella já Testa os seus "Supercomputador de Bolso"


Na electrónica, já se sabe que não se devem medir as coisas pelo seu tamanho, e para nos relembrar isso mesmo, temos agora uns pequenos computadores de tamanho idêntico a um Raspberry Pi, mas com uma capacidade "ligeiramente" superior para certos tipo de processamento: os Parallella que se tornaram possíveis graças ao Kickstarter.

Estes pequenos computadores começam agora a tornar-se realidade, com o primeiro lote de protótipos a dar início à fase de testes, e que oferecem potências que vão dos 26 gigaflops da versão de 16-cores a 13GHz, aos 90 gigaflops(!) do modelo com 64-cores a 45Ghz.

Não chega aos 20 petaflops do TITAN, mas... esse também não cabe num bolso. De qualquer forma, acho que vão haver alguns "mineiros" que estarão interessados neste tipo de produtos, onde a relação poder de processamento/energia consumida se torna essencial.

1 comentário:

  1. Quanto aos mineiros, não me parece provável. A sua arquitectura não se adapta ao que o bitoin precisa. Qualquer gráfica actual "mina" 10x mais rapidamente que o Parallella

    ResponderEliminar