2013/05/15

Apresentação ASUS FonePad em Lisboa

Ainda estou para ver como a Asus pretende evitar as confusões de nomes, mas depois do PadFone é agora tempo de ficarmos a conhecer o novo FonePad. A apresentação decorreu ontem nas instalações do hotel Myriad em Lisboa, marcando a nova aposta da marca no segmento dos phablets e o Luis Costa conta-nos como foi.



André Gonçalves, em representação da Asus Portugal, começou por enquadrar a sessão. Foram apresentados estudos relativos à evolução dos dispositivos móveis e a forma como os utilizamos no dia-à-dia. Fruto da informação recolhida, a Asus considerou que há espaço de mercado para um equipamento que  combine o tablet e o telefone. Surge assim, o FonePad, um tablet... que também é um telefone. :)




Especificações técnicas
  • Sistema Operativo - Android 4.1 Jelly Bean
  • Processador - Intel® Atom™ Z2420 (1.2GHz) com GPU PowerVR SGX540
  • Ecrã  - 7 polegadas HD (1280 x 800) retro-iluminação LED com tecnologia IPS 
  • 10 pontos multi-toque
  • Câmaras - Frontal: 1.2MP, traseira: 3MP com auto-foco e gravação de vídeos 720p HD
  • Memória - 1GB RAM 
  • Armazenamento - 16GB e slot para cartão microSD (até 32GB)
  • Redes - WCDMA 850, 900, 1900, 2100MHz
    • GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900MHz 
    • HSPA+ (21Mbit/s download, 5.76Mbit/s upload) 
  • Wireless - 802.11b/g/n Wi-Fi, Bluetooth 3.0
  • Conectividade - Porta Micro-USB, entrada para auriculares (3.5mm)
  • Sensores - GPS com GLONASS, acelerómetros, proximidade, luz ambiente e e-compass
  • Outros - Microfone digital com cancelamento de ruído, alti-falante e slot Micro-SIM
  • Bateria - Li-polymer 16Wh (4270mAh) até 9 horas de utilização2
  • Dimensões - 196.4 x 120.1 x 10.4mm
Press release:

"ASUS Fonepad™ é um tablet atraente e compacto com um design metálico que pode ser segurado confortavelmente com uma mão graças ao seu peso reduzido - 340g – e à sua espessura fina de 10.4mm. Equipado com o mais recente processador Intel® Atom™ Z2420 certificado para Android, o Fonepad apresenta o equilíbrio perfeito entre o desempenho e a eficiência energética, com reprodução vídeo Full HD 1080p e uma autonomia da bateria até 9 horas.  
O ecrã de 7’’ dispõe de 10 pontos multi-toque e uma resolução 1280 x 800 HD que permite obter imagens nítidas de páginas de texto de Internet e elevado detalhe nas fotografias. A tecnologia IPS vem garantir cores vibrantes com ângulos de visualização de 178 graus, a par de imagens nítidas e brilhantes, mesmo em ambientes exteriores. 

3G para chamadas por voz e dados móveis 
A integração do 3G significa que o ASUS Fonepad é um dispositivo móvel que está sempre ligado à Internet, permitindo uma navegação suave e downloads rápidos a partir da Google Play Store, e streaming simples de áudio e de vídeo. Porém, graças ao suporte 3G completo, o Fonepad pode ser igualmente utilizado para chamadas de voz através do microfone digital com cancelamento de ruído integrado ou o auricular Bluetooth opcional. Com um único plano de dados, os custos são mais baixos do que com um smartphone e um tablet 3G utilizados em separado. 

O Fonepad inclui 16GB de memória interna e dispõe ainda de um slot para um cartão micro SD que permite armazenamento adicional até 32GB. Dispõe ainda de  câmara frontal com 1.2-megapixeis para vídeo-conferência e uma câmara traseira com 3-megapixeis, auto-foco e gravação de vídeo 720p HD. A tecnologia áudio SonicMaster da Asus, com o processamento MaxxAudio 3 da Waves, garante uma excelente qualidade de som."



Uma das novidades deste Tab.. err, Phablet :) é o seu processador Intel.

Série Intel Atom Z ‘Lexington’ SoC

"O Fonepad usa um processador Intel Atom Série Z SoC, com nome de código ‘Lexington’. É um processador single-core com Tecnologia Intel HyperThreading, que lhe permite lidar com duas threads em simultâneo.
A sua performance single-thread muito competitiva, controladora de memória de topo e a tecnologia de baixo consumo de 32nm High-k/metal gate, fornece uma eficiência soberba que significa que pode aguentar-se bem mesmo contra alguns SoCs quad-core ARM."


No final da apresentação, tivemos oportunidade de experimentar o equipamento. Como não poderia deixar de ser, e estando uma actualização disponível, tive de a instalar :)


Aproveitei ainda para retirar a tampa traseira que dá acesso ao cartão SIM e SD.


Sem dúvida que este mercado está ao rubro. Entre as 5" e agora 7" começa a existir uma oferta variada, que aumenta o leque de escolha para o consumidor. O FonePad já está disponível nas lojas por uma preço muito interessante: 249€. Será este preço um dos seus maiores trunfos?

A terminar, os nossos agradecimentos à Asus Portugal pelo convite para estarmos presentes neste evento.

5 comentários:

  1. Viva

    Não me digas que, nem uma única vez, ninguém levou o bicho à orelha para ver como é a figura de se estar a telefonar de um 7pol., aiaiai... erro de palmatória, na apresentação de um Phablet... lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, e até tive quem se oferecesse para tirar a foto.

      Ficou para a análise :)

      Eliminar
  2. Muito fraca a câmara que tem, não achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo depende do termo de comparação...

      Mais um ponto a ser tido em conta na análise.

      Eliminar
    2. Podemos contar com isso para breve ;)?

      Eliminar