2013/05/20

Arduino Yún com WiFi Integrado

Os Arduino são uma das mais populares plataformas de desenvolvimento de material electrónico e software, e têm permitido a muitos milhares de utilizadores de todo o mundo tornarem realidade os seus projectos. No entanto, hoje em dia é difícil pensar em criar algo que não tenha algum tipo de comunicação wireless ou esteja ligado à internet - e embora não faltassem opções para adicionar WiFi aos Arduinos, a verdade é que tinha que ser sempre feito à custa de módulos adicionais ("shields") que em muitos casos custavam bastante mais que o próprio Arduino. Mas agora tudo vai mudar...

Agora temos o Arduino Yún, o primeiro de uma nova série de produtos Arduino com WiFi integrado. Yún quer dizer "cloud" em chinês, e com este Arduino torna-se mais simples que nunca ter um Arduino a comunicar com a internet. O Yún combina um Arduino Leonardo (Atmega32U4) com SoC WiFi (Atheros AR9331, a correr Linino, uma versão modificada do OpenWRT). Continuamos a ter os 14 pinos de I/O digital (dos quais 7 podem ser usados como PWM e 12 como entradas analógicas), microSD, e micro USB; e a nível do software, estão disponíveis exemplos que incluem até o acesso a serviços como Facebook, Twitter, Paypal, etc.

Uma vantagem adicional desta integração é que passa a ser possível programar o Arduino via WiFi, o que abre todo um novo mundo de possibilidades para as actualizações remotas.O Yún ficará disponível a partir de Junho por $69 dólares (mais impostos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)