2013/05/02

Best Wifi para Android - Liga Automaticamente à Melhor Rede WiFi


Há uma coisa que me irrita profundamente nos equipamentos Android: a sua tendência obsessiva para se manterem "agarrados" à rede WiFi a que estão ligados, mesmo quando o seu sinal fica bastante fraco e existe um hotspot com melhor sinal ali mesmo ao lado. No meu velhinho Sapo A5 era coisa a que não ligava muito, pois o tempo que ele demorava a apanhar o WiFi era de tal ordem que... era obrigatório ter paciência. Mas num Nexus 4 que convida à sua utilização de forma mais recorrente, era um aspecto que a cada dia me ia chateando cada vez mais.


Em minha casa tenho duas redes WiFi, uma "principal", e outra usando um router em modo "repetidor" para melhorar a cobertura nos locais onde a outra não chega em condições (tenho ainda outra rede WiFi do router zon, mas para o efeito não conta... para além da estranha particularidade de aparentemente não ser detectada pelo Nexus 4). O funcionamento desejável seria que um smartphone optasse pela utilização da rede principal ou do repetidor conforme a qualidade do sinal. No entanto, o Nexus 4 (e todos os Android que tenho testado) insistem em manter-se na rede que não deviam... Ou seja, quando eu vou de um lado para o outro, posso estar encostado ao router principal com o WiFi no máximo, mas o meu Nexus 4 insiste em se manter ligado ao sinal "fraquinho" do repetidor; e vice-versa.

Há muitas considerações a ter neste tipo de coisa, pois o WiFi roaming aparentemente é coisa que mais parece "magia negra" independentemente de estar especificado no standard. Há inúmeras variações: entre usarem o mesmo SSID (nome da rede WiFi) para os vários hotspots; se deverão usar canais diferentes ou o mesmo; etc. etc.

No meu caso, e para evitar as dores de cabeça sobre se estaria ligado a um router ou ao outro (caso estivessem com o mesmo nome), optei por ter nomes diferentes (estando no mesmo canal, por ser obrigatório para o modo "repetidor" que estou a usar). E depois de andar a espreitar um pouco pelos forums e bug reports do Android, onde muitas mais pessoas se queixavam do mesmo problema, desde há vários anos(!) e sem que o Google/Android pareça estar disposto a fazer alguma coisa quanto a isto; decidi resolver de outra forma: recorrendo a esta app Best WiFi.

O que esta app faz é bastante simples: quando a rede WiFi a que o equipamento estiver ligado descer abaixo de um certo valor (configurável), tenta ligar-se a uma rede com melhor sinal (caso exista). Simples e eficaz... e que tem funcionado na perfeição, poupando-me as dores de cabeça de andar a trocar de rede manualmente.


Quanto às preocupações de consumo de bateria, penso que a App está "bem feita" - isto é, fazendo uso das notificações de mudança de força do sinal WiFi (em vez de estar continuamente em acção). Mas sendo gratuita e caso estejam em situação idêntica de ter múltiplos hotspots WiFi, nada como experimentarem e verem que tal funciona no vosso caso. (Para além disso, há que considerar que qualquer consumo extra que a App cause, poderá facilmente ser compensado pelo facto do vosso Android passar a estar ligado à rede WiFi com melhor sinal, em vez de se manter ligado a uma rede com sinal fraco e gastando mais energia para comunicar).

Actualização: outra app que poderão querer usar em conjunto com esta é o WiFi Prioritizer, que permite definir qual a prioridade das redes a que nos queremos ligar (optando por escolher a nossa rede em vez da do vizinho, por exemplo :)

19 comentários:

  1. muito bom. tenho o mesmo problema em casa (e em alguns locais de trabalho).

    Vou testar

    ResponderEliminar
  2. I love you man...já andei à procura de uma cena dessas e não tinha encontrado.

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Epah nas ultimas versoes do Android, pelo menos nos varios aparelhos q tenho tido por aqui, eles ligam-se sempre à ultima rede a que estiveram ligados, por isso este suposto problema não se poem muito

    O q eu queria mesmo era q houvesse tipo uma coisa de redes wifi favoritas e q essas sim tivem prioridade de ligar em relação à outras todas...
    Agora lembro-me, no X5 da maria, no 2.3 isso acontecia imenso, tava-se sempre a ligar a uma zon-free enquanto n encontrava logo a minha rede q ta "escondida".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe-se... porque se estiver na sala ligado ao repetidor, e depois for para o escritório (com o router principal ao lado) ele vai continuar a ligar-se ao repetidor na sala com o sinal fraco... mesmo tendo o sinal máximo do router principal ali ao lado.

      É precisamente esse o problema, de se ligar à última rede em vez de se ligar à "melhor" rede.

      Eliminar
    2. Caro Carlos
      Tenho um router da zon na sala que por sinal não da muito sinal na sala para os portateis quanto mais nos quartos. O que aconselha?
      oBRIGADO
      RM

      Eliminar
    3. A primeira recomendação seria tentar um posicionamento mais central do zon (se for possível), senão... poderá passar pela utilização de um router secundário como repetidor com foi descrito aqui: http://abertoatedemadrugada.com/2013/03/expande-tua-rede-wifi-por-20.html

      Eliminar
    4. Os meus Agradecimentos.
      Vou verificar
      RM

      Eliminar
  5. Carlos, realmente esta app é muito útil, obrigado! :)

    Mas já agora que puxaste o assunto dos repetidores no mesmo canal, e que dizes já ter andado nos fóruns vou fazer uma pergunta: Se o repetidor estiver demasiado próximo do router principal não irá existir interferência entre os 2 sinais? (O que normalmente provoca uma diminuição da velocidade de transferência de dados.)

    ResponderEliminar
  6. Carlos, realmente esta app é muito útil, obrigado! :)

    Mas já agora que puxaste o assunto dos repetidores no mesmo canal, e que dizes já ter andado nos fóruns vou fazer uma pergunta: Se o repetidor estiver demasiado próximo do router principal não irá existir interferência entre os 2 sinais? (O que normalmente provoca uma diminuição da velocidade de transferência de dados.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando está em modo repetidor (no meu caso em WDS), imagino que a coisa esteja bem sincronizada para evitar essas interferências (mas no caso de estar ligado ao repetidor fica com a metade da largura de banda).

      Eliminar
    2. Não sei como vocês têm isso dos repetidores.
      Eu tenho "MEO", a casa é rés-do-chão. Quando foi instalado o serviço tinha o computador principal no sótão, mesmo por cima do quarto onde uso computadores portáteis. Resultado, tenho sinal máximo no meu quarto, Mas no quarto dos meus pais, e na sala o sinal era fraco, na cozinha quase nulo. Optei por comprar um repetidor, configurado em modo AP, passei um cabo pela ficha na antena da tv da cozinha, e liguei lá o AP. Agora tenho bom sinal em toda a casa. Usei o mesmo método para passar internet para um vizinho (familiar, com casa encostada).

      É na minha opinião a melhor forma de aumentar o alcance da rede. Tem como senão envolver a passagem de um cabo para a divisão onde se vai ligar o AP.

      Eliminar
  7. Aqui tenho isso com a PT—WIFI do vizinho. O S 2 liga-se sempre a ela, apesar de o meu sinal ser mais forte.

    ResponderEliminar
  8. Não sei se é um defeito. No teu caso irrita, mas no caso de usares fon zon por exemplo e apanhares o fon zon em zonas da tua casa com mais força do que a tua rede, significa que o móvel vai "largar" a tua rede para se "agarrar" ao fon zon. Por isso é apenas uma configuração que se for "assim ou assado" nunca vai agradar a todos. O que devia ser opção nativa era priorizar as redes. No meu caso é chato porque sempre que venho da rua ele liga-se ao Fon Zon do vizinho mesmo que tenha apenas 1 traço em vez de ligar à minha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê o ultimo parágrafo que adicionei... já te deve resolver isso. :)

      Eliminar
  9. Legal!!! Estou desenvolvendo um projeto que tem o mesmo objetivo, porém analisando o QoS e QoE, já que nem sempre a intencidade do sinal significa que a rede melhor é a de melhor sinal. Mas sua ferramenta já de grande valia. Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Sei que é antigo o post, mas essa limitação é do wifi, qualquer equipamento, com qualquer sistema operacional isto acontece, meu notebook, com Windows/Linux faz a mesma coisa, quando conectado a rede wifi se ficar fraco só irá desprender e conectar a uma rede de sinal melhor quando o sinal cair ou se eu mandar desconectar.

    ResponderEliminar
  11. Valeu pela dica, instalei e pelo menos o spotify na rede wi-fi do trabalho parou de lagar, dava tanto delay que era irritante, ficava picotando o som, agora ta perfeito, to ouvindo a algum tempo e nada de falhas de conexão, perfeito esse programa, otima dica

    ResponderEliminar