2013/05/02

Intel Melhora os Gráficos Integrados com Iris e Iris Pro


Embora os gamers não abdiquem de ter uma placa gráfica com  CPU dedicado e de alto desempenho para garantir as melhores prestações nos seus jogos favoritos, para grande parte das pessoas os gráficos que vêm integrados nos CPUs mais modernos são suficientes. E com os novos chips da quarta geração Intel Core, passam a ser ainda mais capazes, com melhoramentos que duplicam o desempenho: com os novo Iris e Iris Pro.

Se até ao momento tinhamos os Intel HD Graphics, agora passaremos a ter os Intel Iris e Iris Pro para os modelos melhorado (e que servem como referência do modelo, um pouco à semelhança do que a Nvidia faz com as suas GeForce, e a AMD com as suas Radeon - embora a Intel não pretenda competir directamente com os seus GPUs mais potentes... por agora).

Ainda assim, o Iris Pro (GT3e - o tal que tem 128MB de memória integrada) será equivalente a uma GeForce GT 650M, o que não é nada mau para uma solução "integrada".


Mas não se espere ver este GT3e em todos os chips. A Intel manterá os HD Graphics para os GPUs com menores prestações (GT1, GT2 e alguns GT3), ficando o Iris e Iris Pro reservado para os modelos mais potentes dos GT3 e GT3e.

Mesmo assim, nos chips mais poupados poderemos assistir a uma melhoria de desempenho de 50% face à geração anterior, e que será de 2.5x no Iris Pro. Como não podia deixar de ser não falta também o suporte para DX 11.1, OpenGL 4.0, OpenCL 1.2, e resoluções 4Kx2K.

Curiosamente, o nome Iris que a Intel escolheu poderá ser uma alusão às origens do OpenGL... no tempo antes de se ter tornado "open" e ser conhecido como IrisGL (da SGI). Será que a Intel se está a preparar para começar a oferecer GPUs dedicados de elevado desempenho e competindo directamente com a GeForce da Nvidia e Radeon da ATI? Seria interessante ver uma batalha nessa área! :)

2 comentários:

  1. Curiosamente as mesma promeças do ano passado, e todo mundo lembra da gafe do VLC e o desempenho cômico das hd4000, ou a Intel volta a fazer parceria com a Nvidia ou sei IGP vai continuar sendo motivo de chacota.

    ResponderEliminar
  2. Seria óptimo, e não duvido, ver esse combate da Intel na luta por desempenho semelhante ás gráficas dedicadas da Nvidea e da ATI e certamente factores como, poupança de energia e espaço para novas performances dos produtos, seriam um trunfo na manga da Intel...

    Parece que o meu "tão recente" i7-3630QM vai perder o encanto perante mais uma evolução dos processadores da Intel, mas apenas se pode considerar positivo essa crescente evolução que "faz parte"... :)

    No entanto, se o tal "Iris Pro - Gt3e" equivale à "GeForce GT 650M", precisamente a gráfica que tenho, não será uma preocupação para mim, considerando que só dou uso à Gráfica dedicada para abrir o Google Earth, tendo para tudo o resto que utilizo, apenas os Gráficos integrados HD 4000 do processador e que diga-se são uma maravilha e poupam assim uns valentes minutos da bateria!!...

    Venham lá mais GPUs integrados ultra-performances que é o que a malta quer! :)

    ResponderEliminar