2013/05/08

Novos Portáteis Sony Vaio Fit dizem adeus à Baixa Resolução


As alta-resoluções já não são que eram. Lembro-me perfeitamente dos tempos em que usava com orgulho uma resolução de 1280x1024 no meu monitor CRT de 17" (e tinha amigos que me diziam que eu era "maluco", e que os 800x600 chegavam perfeitamente... Compare-se com a actualidade, em que temos smartphones com ecrãs Full HD!) Mas, mesmo com as diferenças, quando se vai comprar um portátil, muitas vezes ficamos limitados a resoluções ultrapassadas - principalmente nos modelos mais económicos. Os novos Vaio Fit da Sony vêm resolver isso, pois abandonam a tradicional resolução de 1366x768, oferecendo 1600x900 nos modelos de 14" e Full HD (1920x1080) nos modelos de 15".

Esta nova gama consiste nos Fit E, que ocupará o segmento económico, com preços a começar nos $549/579 (modelos de 14/15") com uma infinidade de variantes dependendo dos CPUs, placa gráfica, RAM, discos, etc. É até possível adicionar-se um touchscreen por $100 extra; e num modelo "todo equipado" preparem-se para pagar o dobro do preço do modelo mais económico.



Seguem-se os Fit (sem E) que começam nos $649/699, com melhores especificações e que já podem levar SSDs em opção (nos anteriores, só discos normais ou híbridos).

Embora se encontrem coisas interessantes como teclados retroiluminados (e com teclado numérico nos modelos de 15"), há aspectos que relembram que se trata de uma linha "económica", como o facto dos ecrãs LCD, que mesmo tendo resolução FullHD, usam tecnologia TN e não "IPS" como se poderia desejar.

É tudo uma questão de preço...


2 comentários:

  1. Se o de 14 fosse fullhd ia substituir o actual, sendo assim, lá vou ter que mudar de marca... :/

    ResponderEliminar
  2. O "problema" destes portáteis está mesmo na autonomia.
    Apesar de haver preço para todos os gostos, quem necessitar de umas valentes horas terá de optar por outro, assim mesmo se necessitar de algo com excelente desempenho.

    Julgo que a Lenovo com os Thinkpad consegue ser uma boa alternativa a estes modelos. Quem a nível de contrução, quer em specs/autonomia.

    ResponderEliminar