2013/05/06

Onavo Protect dá-te Comunicações Mobile mais Seguras no iOS




O Onavo é um nome que já é bastante conhecido para muitos utilizadores de iOS, oferecendo um serviço de compressão de dados que permite "multiplicar" os limites reduzidos dos planos de dados mobile, e que se tornam especialmente atractivos quando se estão a usar dados em roaming pagos a peso de ouro - e que oferece também a possibilidade de controlar o tráfego de cada app individualmente para sabermos quais são as apps mais gastadoras.

Agora dá um passo que seria lógico: usar este seu serviço para adicionar uma camada extra de segurança às ligações, com o novo Onavo Protect. Esta App instala um perfil de comunicações nos dispositivos iOS que faz com que todas as comunicações de dados sejam feitas por uma VPN encriptada (tanto nos dados via 3G/4G como nos dados via WiFi). Desta forma, ficam "imunes" conta praticamente (todos?) os ataques que pudessem por em causa os vossos dados quanto estão numa rede WiFi aberta onde possam existir terceiros "à escuta" (para além de vos avisar que estão numa rede aberta).

Para além da segurança nas comunicações, o serviço também bloqueia sites considerados perigosos, com malware e/ou de phishing... algo que também começa a ser cada vez mais importante nos dias que correm.

Obviamente... com todos os vossos dados a passar pelos servidores da Onavo, há também a questão de saber se estão dispostos a depositar a vossa confiança nesta empresa. O facto de já estar no mercado há alguns anos e não terem surgido incidentes será sem dúvida um factor de peso nesse aspecto, mas como sempre: a palavra final é única e exclusivamente vossa.

Por agora o Onavo Protect está apenas disponível para iOS, mas a empresa espera alargar o serviço aos Android no futuro.



4 comentários:

  1. A internet não fica mais lenta com esta aplicação?

    É seguro, usar este tipo de aplicação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na maioria dos casos, deverá ficar mais rápida (em 3G) por haver compressão de imagens, etc.

      Quanto à segurança; evita os problemas referidos... mas teremos que confiar na Onavo para essa mesma segurança.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Meu celular notificou a presença de vírus! Baixei o Onavo protect, ele é capaz de destruir esses vírus e tornar meu iphone novamente livre dos vírus?

    ResponderEliminar