2013/05/03

Paranoid Android mostra Multitasking Halo


No outro dia falamos do sistema que o Paranoid Android estava a preparar para revolucionar o multitasking no Android. Um sistema que não impressionou na altura - nem o tentava fazer - pois mostrava apenas o funcionamento do sistema que permitiria implementar o que eles estavam a pensar. Agora, podemos ver um pouco melhor o que eles tinham realmente em mente: um sistema de multitasking inspirado nas chat heads do Facebook, e que permite a qualquer app aparecer sobre qualquer outra, e permitindo interacção com ela sem sair da app em que estamos.

Chamado de "HALO", este novo sistema de multitasking/notificações é tão simples e prático que até se torna difícil imaginar o quanto poderá afectar os interfaces futuros. É que estamos num ponto em que já nos habituamos às limitações dos sistemas mobile, e já consideramos "normal" ter que andar a saltitar entre Apps - com todos os seus inconvenientes. Com este HALO, uma notificação aparece independentemente de onde estivermos... mas caso lhe queiramos dar resposta, não temos que abandonar a app actual, bastando clicar no pequeno círculo para se abrir uma janela com a App respectiva da notificação, na qual poderemos fazer o que quisermos - e imediatamente regressarmos a onde estávamos.

Bem mais prático que andar a fazer "back" (e esperar ir parar ao sítio certo), ou ter que ir à lista das apps recentes para voltar à app anterior.

Os developers começam realmente a por a sua imaginação a funcionar... e não me surpreenderia nada que durante os próximos anos muitas mais evoluções e inovações venham a surgir na forma como se usam os interfaces "touch". (Ainda estou à espera que apareça na realidade um sistema como o que se vê nos filmes e séries, que permita com um simples gesto "atirar conteúdos" de um ecrã para o outro... Por exemplo, passar uma foto de um smartphone para outro, ou para o PC, e vice-versa - sem ter que andar preocupado em saber se tem NFC, ou Bluetooth, ou está sincronizado, ou coisa que tal... :)



2 comentários:

  1. Como é que posso ter o Halo no meu smartphone, existe alguma app disponível?

    ResponderEliminar
  2. Desculpa mas tens de ler novamente a noticia.

    ResponderEliminar