2013/04/29

Paranoid Android prepara Multitasking com Janelas


O Paranoid Android está a preparar um sistema de multitasking com a possibilidade de se terem múltiplas apps com as suas próprias "janelas", e assim sempre disponíveis sem ter que se sair da App em que se está. Um sistema que eles dizem que servirá de demonstração para que todos os outros vejam como se fazem as coisas "bem feitas".

Actualização: já podemos ver este Halo em funcionamento.

O seguinte vídeo mostra como a coisa funciona tecnicamente, mas a equipa faz questão de salientar que a implementação final será bastante diferente. Nesta demo as apps lançadas da barra de notificações aparecem sobrepostas sobre a app que se estiver a executar, permitindo interagir com as duas ao mesmo tempo - e ao contrário da implementação multi-window da Samsung... neste caso o sistema funcionará com toda e qualquer app e não apenas com algumas apps pré-aprovadas.

Por um lado, assusta-me que os sistemas operativos mobile se comecem a parecer cada vez mais com os "complicados" sistemas operativos para os desktops. Mas, é inegável que em certas situações faz bastante faltar poder ter algumas apps abertas em simultâneo sem ter que se andar a alternar entre uma e outra. Desde que a implementação permita fazer este tipo de coisa de forma intuitiva e não intrusiva... venha ela!

5 comentários:

  1. Li Paranoid Android e pensei que ias falar da musica de Radiohead...

    ResponderEliminar
  2. De facto esta ROM tem vindo a inovar muito na UX do Android! Acho que merecem bastante reconhecimento pelo que têm vindo a desenvolver :)

    ResponderEliminar
  3. desde que comprei o Nexus 7 uso esta rom, com o "PIE" vierem inovar a maneira aceder aos botões sem sair do "full-screen"

    ResponderEliminar
  4. É uma boa idéia mas que mais uma vez é terrivelmente mal executada, esse modelo de multitarefa já tem sua usabilidade questionada no desktop, imagine nos smartphones e tablets, deviam adotar algo mais orgânico e intuitivo igual ao que o ubuntu mobile apresenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como foi referido, esta demonstração foi apenas para demonstrar o "sistema". Teremos que esperar pela implementação final - e que como eles dizem, será "90%" diferente.

      Eliminar