2013/04/29

Intel Haswell chega a 3 de Junho

A Intel já revelou finalmente a data de lançamento da nova geração de CPUs Intel Core (com o nome de código "Haswell")... mas obrigando a fazer algumas contas, pois disse que iria acontecer daqui por 3.337.200.000.000.000 nanosegundos - o que atira a data para o próximo dia 3 de Junho.


Esta nova geração deverá ser bastante mais eficiente, já que uma das preocupações da Intel é tornar os seus CPUs mais competitivos com a crescente ameaça dos ARM. É que se no campo do desempenho a Intel mantém a liderança... no que diz respeito aos consumos de energia a vitória tende para o lado dos ARM. Por isso, se estão a pensar comprar um portátil, tablet, transformável ou outro equipamento com CPUs Intel... talvez seja melhor adiarem a compra até que estes novos chips cheguem ao mercado, dando uma nova (e "longa") vida aos equipamentos Windows 8 - mas não só: também a Apple poderá aproveitar estes chips para os seus futuros ultrabooks, e o Google para os seus Chromebooks, etc.

Mas para além da eficiência, também poderemos esperar melhoramentos a nível do desempenho, tanto do CPU como do GPU, e nalguns chips poderemos até ver 128MB de memória integrada.

Por este andar... daqui a mais alguns anos assistiremos a uma convergência dos novos Intel Core e dos SoC ARM.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)