2013/04/29

Conferência Internacional de Tradução e Tecnologia na FLUP

Se estão ligados ao mundo das traduções, não vão querer perder a primeira Conferência Internacional de Tradução e Tecnologia da FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) que se irá realizar já nos próximos dias 13 e 14 de Maio.

Num mundo cada vez mais global, as diversas línguas continuam por vezes a ser o maior obstáculo à comunicação (e com a crescente expansão na internet se países como a China e a Índia, isso começará a ser cada vez mais notório). Felizmente, a tecnologia dá uma ajuda para que todos se entendam, com os sistemas de tradução automática a aproximarem-se cada vez mais daquilo que vemos nos filmes de ficção científica.

Nesta conferência a tradução automática estará em destaque, com sistemas de tradução automática opensource (como o Moses e o Apertium), e haverá até espaço para se ver como tudo se passa na prática com dois workshops onde serão postos à prova um sistema de tradução automática por regras entre línguas próximas e outro com tradução automática estatística.

Uma coisa é certa... em Português ou em qualquer outra língua... todos têm a obrigação de sair desta conferência a perceber tudo o que lá foi dito. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)