2013/04/29

Análise ao Kingston Wi-Drive

Os equipamentos mobile estão na moda... mas por vezes há necessidade de expandir a sua capacidade de armazenamento e de forma que possa ser facilmente partilhada por vários equipamentos. O Luis Costa deitou mãos à obra e conta-nos como se comporta o Wi-Drive da Kingston.



Nos últimos tempos, o mercado do armazenamento tem sofrido algumas alterações. As marcas procuram responder às necessidades dos utilizadores mobile, lançando novos produtos. A inovação passa não só pelo manancial de software que acompanha os equipamentos, mas também pela conectividade. As ligações físicas são coisa do passado. O wireless domina o campo das ligações em rede. USB, Firewire, Thunderbolt já não são suficientes.

A Kingston procurou responder a este desafio com a sua Wi-Drive, um equipamento de armazenamento portátil com ligação WiFi (g/n).



Actualmente, a Wi-Drive está disponível em versões: 32, 64 e 128GB (53, 95 e 140€, respectivamente), sendo que a quando do lançamento também estava disponível uma versão de 16GB. A versão testada foi a de 32GB.


Dentro da caixa, apenas o essencial, a Wi-Drive, cabo USB e manual.


A Wi-Drive tem um peso de apenas 85gr e as suas dimensões, 121.5mm x 61.8mm x 9.8mm tornam-na num equipamento muito fácil de transportar. Tem autonomia esperada superior a 4 horas. Nos testes que efectuei, passou sempre das 3h.

A porta mini USB 2.0 tem duas funções, carreamento da bateria e transferência de dados (PC).

O botão de power, tem 3 cores, verde, laranja e vermelho, as quais variam em função da carga disponível. Ao lado deste botão, temos o reset. A Wi-Drive tem 3 leds, dois azuis, laterais, que reportam o estado da ligação Wi-Fi e internet. Na zona central, um led verde que assinala a transferência de dados.


A Kingston disponibiliza aplicações para iOS e Android. Podemos utilizar estas aplicações para aceder à Wi-Drive, mas em alternativa, também é possível utilizar o browser, o que alarga o leque de clientes (Windows Phone?).

A configuração é bastante simples. A ligação é feita via Wi-Fi, o que levanta uma questão: se nos ligamos à Wi-Drive, perdemos a ligação à internet? Negativo, podemos configurar a Wi-Drive de forma a que esta utilize a nossa rede wireless, e assim passamos a ter acesso ao armazenamento e à internet em simultâneo.

A passagem dos dados para a Wi-Drive é feita via cabo USB. Nos testes realizados obtive valores na ordem do 10MB/s. Não é um resultado que impressione, mas tendo em conta os valores obtidos com cartões de memória e Pens USB, acaba por não envergonhar a Wi-Drive.

Em alternativa ao cabo USB, é possível usar a app para transferir dados de e para a Wi-Drive (no caso do iOS, apenas leitura - já que não temos acesso ao sistema de ficheiros). Em escrita, os valores descem para a casa do 5MB/s. 

Uma das razões que me levou a querer testar a Wi-Drive foi o facto de existirem vários equipamentos sem slot para cartões SD. 

Perguntava-me, será que a Wi-Drive consegue "alimentar" dois equipamentos em simultâneo?
Tudo indicava que sim, até porque a especificação anuncia a possibilidade de ligar 3 equipamentos ao mesmo tempo.


Nada como testar, e como podem comprovar pela imagem em cima, a Wi-Drive passou no teste.


Apreciação Final

O armazenamento nunca é de mais, bem pelo contrário. Um tablet ou um smartphone sem armazenamento extra, é meio caminho para limitar a sua utilização. Há várias formas de contornar este problema, e a Wi-Drive apresenta-se como uma alternativa a quem não queira/possa optar por adaptadores OTG e pens USB ou cartões SD.

A Wi-Drive é facilmente transportável e tem uma autonomia que será suficiente para quem deseje ver um filme ou aceder a ficheiros de trabalho. As taxas de transferência poderiam ser melhores, mas nada como aguardar mais alguns minutos, até porque no máximo estamos a falar de 128GB. Apenas a lamentar o elevado custo de aquisição face à capacidade de armazenamento disponibilizada.

Para quem vá de férias, ou mesmo para quem tenha o armazenamento interno ocupado, tem nesta Wi-Drive uma opção a considerar.

A avaliação fica-se por um "Morno" apenas devido à relação preço/capacidade de armazenamento. No entanto, há que referir que a Wi-Drive cumpre a sua missão na perfeição, pelo que os possíveis interessados ficarão bem servidos com este equipamento.


Kingston Wi-Drive



Prós
  • Facilidade de utilização
  • Possibilidade de continuar ligado à internet
  • Acesso simultâneo de múltiplos equipamentos
Contras
  • Velocidade de escrita
  • Relação preço/capacidade

1 comentário:

  1. É possivel deixar ativado o wireless e a funcao USB ao mesmo tempo no wi-drive? Ou toda vez que o wi-drive está concetado ao USB, a sua funcao wireless fica desativada e só desconcetando-o do USB é que eu possa usar a funcao wireless?

    ResponderEliminar