2013/05/12
Primeiro Encoder H.265 para Video 8K
Daqui por uns anos talvez tenhamos smartphones capazes de gravar vídeo em Super Hi-Vision 8K; mas para relembrar o desafio que é processar tal quantidade de dados a NHK e a Mitsubishi revelaram finalmente o primeiro encoder de vídeo 8K para o novo formato de compressão H.265 (HEVC).
É preciso ter em conta que estamos a falar de vídeo 8K e não do formato que começa a bater às nossas portas (os ecrãs 4K). Se o formato 4K é equivalente a ter 4 ecrãs FullHD... neste formato 8K estamos a falar de uma resolução 16x superior à do FullHD(!), ou seja... se fizerem uma matriz de 4x4 ecrãs Full HD, ficam com uma ideia do que se está a falar.
Um único frame nesta resolução (7680x4320) tem 33 Megapixeis - a maioria das câmaras fotográficas digitais fica-se pela metade da resolução que poderíamos ver nestes ecrãs - e caso não se usasse compressão, ocuparia quase 100MB de espaço (multiplicando por 30fps para vídeo, estamos a falar de 3GB por segundo!) Felizmente, o H.265 vem dar uma ajudinha, permitindo comprimir tudo isto para cerca de metade do espaço que ocuparia em formato H.264 (que já nos permite ter filmes HD em tamanho de 4-8GB em vez dos 30-40GB que ocupariam em formatos menos eficientes.)
Só espero é que o H.265 rapidamente se torne no "standard"... pois permitirá que as actuais gravações HD possam igualmente passar para metade do espaço (o pouco espaço livre que temos nos smartphones bem que agradeceriam. :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Estou também curioso com o VP9,não faço ideia como se vai comportar em comparação com o h265, mas aposto que vai ser mais rápido a fazer enc/dec porque a Google precisa de algo para o youtube que lhe diminua e muita os gastos de processamento, mas isto sou eu completamente a inventar.
ResponderEliminar