2013/05/23

Scanadu Scout promete revolução nos sensores Médicos para todos


As capacidades dos nossos smartphones têm aumentado sem parar. De simples telemóveis capazes de fazer chamadas e apresentar algarismos, temos agora autênticos super-computadores de bolso, com ecrãs FullHD, câmaras de alta-resolução, GPS, sensores de movimento, temperatura, e pressão atmosférica - e em breve, até com sensores biométricos. Será que as coisas ficarão por aí?


Segundo este Scanadu Scout, parece que não, e ainda há muito pela frente. O Scout é um sensor que permitirá a qualquer pessoa recolher dados e manter um histórico da sua saúde, medindo não só a temperatura do corpo e pulsação, como também a pressão sanguínea, nível de stress, nível de oxigénio no sangue, etc.


A sua utilização é simples, basta encostar o aparelho na testa durante alguns segundos para recolher a informação, que depois pode ser visualizada num smartphone (tem apss para Android e iOS).


O Scout não é barato ($199) mas considerando o potencial que tem, e o facto de ser um investimento na saúde, não me parece que seja completamente desproporcionado. Claro que mais interessante é imaginar que daqui por alguns anos este tipo de coisa seja algo que se torne tão comum como os GPS são hoje em dia, e surja integrado em todo o tipo de equipamentos sem que se pense sequer no custo acrescido que isso representa.

Actualização: o Scout foi bem sucedido, mas vai deixar os utilizadores pendurados a partir de Maio de 2017.

2 comentários:

  1. Este é o próximo da lista do fundo de gadgets, correcto??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nao tivesse um prazo tão alargado (está previsto para Março de 2014... se não houver os habituais atrasos) até que podia ser. Mas assim sendo, acho preferível aguentar-se até sair uma versão comercial.

      Eliminar