2013/06/09

Apple Prepara Maxi-iPhone de 4.8"?


Com a WWDC quase a começar, intensificam-se também os rumores e "previsões" atiradas pelos vários analistas do mercado. Alguns desses rumores apontam para que, para além da chegada do iPhone 5S, a Apple esteja a preparar o lançamento de um iPhone 6 já no início de 2014, com um ecrã de 4.8" para poder combater com os actuais topos-de-gama Android com ecrãs FullHD de 5".

Sabendo-se que com a Apple "nunca se sabe" o que dali poderá sair (a não ser quando perdem um protótipo num bar), e que já demonstrou fazer aquilo que tinha dito não fazer (o mini-iPad)... confesso que já nem me chocava vê-los a atirarem mais um novo formato de iPhone para o mercado. No entanto, é coisa que não me parece fazer grande sentido. Para lançarem um "maxi-iPhone" de 4.8", necessitariam obrigatoriamente de o fazer com resolução idêntica ou superior à concorrência - e se fosse esse o caso, estariam a criar mais um novo formato/resolução que os developers teriam que suportar, para além das resoluções do iPhone original, iPhone retina, e iPhone 5 (para não falar do iPad original e iPad retina).

Ainda por cima, se no iPhone 5 a Apple conseguir "minimizar" o problema da adaptação das apps, ao esticar apenas uma das dimensões do ecrã, numa transição para um ecrã de 4.8" seria inevitável ter que se mexer nas duas dimensões - e muito provavelmente para resoluções próximas do Full HD que não serão propriamente múltiplos "certinhos" das resoluções que a Apple tem utilizado (1136x640 no iPhone 5).

Para além disso, será que o mercado está mesmo preparado que depois de anos a haver apenas um novo modelo de iPhone a cada ano (e redução de preço nos modelos anteriores), se comece a ter uma variedade que vai de novos modelos low-cost até este suposto maxi-iPhone?... Arrisco-me a dizer que confrontados com a multiplicidade de opções... alguns dos tradicionais clientes dos iPhones poderiam começar a incluir ainda mais equipamentos na sua lista de candidatos: incluindo Androids e outros! Afinal, o facto de haver apenas "um iPhone" e com um ciclo de lançamentos bastante regular, era uma das vantagens diferenciadoras dos iPhones da Apple quando comparado com outras marcas que oferecem dezenas de diferentes modelos que muitas vezes acabam por causar autênticas dores de cabeça a quem tem que tomar uma decisão.


1 comentário:

  1. O errado deste rumor é que a Apple, quando aumentou o ecrã do iPhone de 3,5'' para 4'', manteve a largura do ecrã, que está adaptada ao tamanho do polegar das pessoas. A aumentar, só para cima. E mesmo assim, parece-me muito, muito pouco provável.

    ResponderEliminar