2013/06/12

Esconder as teclas Virtuais do Android


O Android é imensamente configurável, mas há uma coisa que poderá "chatear" todos aqueles que gostariam de utilizar a (quase) totalidade do ecrã para apresentação de conteúdos: a existência das teclas virtuais na parte inferior do ecrã, e que permanentemente ocupam espaço excepto nalgumas situações especiais. Bem que poderia haver uma opção para as esconder passados alguns segundos, mesmo que estivesse escondido num qualquer sub-menu para developers, para garantir que apenas seria usada por quem sabe o que está a fazer... mas infelizmente não há. O que há são soluções alternativas como este GMD Hide Soft Keys.

Ao contrário de apps idênticas que ao esconder as teclas virtuais também escondem a barra superior do sistema e das notificações, este Hide Soft Keys apenas esconde a barra inferior deixando intocada a barra superior. O único "problema" é que só funciona em Androids com root, mas considerando o público alvo a que se destina, penso que não será assim tão preocupante.

Assim, a barra das soft keys desaparece, permitindo usar a totalidade do ecrã e servindo também de complemento para quem optar por usar sistemas de menus alternativos que disponibilizem as mesmas funcionalidades que as teclas de sistema - e que assim evitam a redundância de ter ambos os sistemas a gastar espaço.

Dito isto... caro Google, é favor passar a incluir uma opção de auto-hide de série para quem a quiser utilizar. Obrigado. :)

3 comentários:

  1. Boas!

    Testei no nexus 4. A opção hide trigger só é possível na versão paga, logo, a não ser que queiram uma barra vermelha na parte inferior do dispositivo esta versão é apenas de teste.

    Depois de desinstalar a aplicação foi necessário reiniciar o sistema para recuperar as teclas virtuais.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. A Rom paranoid android e aposto que a cyanogenmod também têm a opção fullscreen que funciona bem melhor...

    ResponderEliminar