2013/06/12

iRobot Ava 500 leva o "Roomba" às Empresas


A iRobot pode ser uma empresa mais conhecida pelos seus populares Roomba que ajudam milhões de pessoas a manter a casa limpa sem se cansarem. Mas a empresa não se fica por estes simpáticos robots aspiradores, e tem também outras variantes adaptadas para ambientes mais profissionais, como é o caso do Ava 500.

Depois das limpezas, a iRobot quer marcar presença no mercado da tele-presença, com o Ava 500 a ser destinado a quem pretender estar presente em qualquer escritório do mundo sem ter que sair de casa. No entanto, não pensem que a possibilidade de trabalhar de chinelos a partir de casa enquanto o vosso representante robótico aturas as reuniões no escritório fica barata. A iRobot não vai vender este modelo mas sim alugá-lo por uns nada módicos $2000-2500 dólares mensais!

O objectivo da iRobot é tirar as videoconferências das salas de tele-conferência, e permitir que uma reunião possa ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar - com o robot a ir ter automaticamente com a pessoa pretendida à hora marcada.

Nada tenho contra a iRobot (pelo contrário, sou grande fã dos Roomba) mas pagar $2000 dólares mensais por um sistema destes parece-me exagerado: especialmente quando se considera que por esse valor se poderia facilmente pegar nuns Arduinos, Raspberry Pi, bases robóticas, ecrãs e câmaras... e criar o nosso próprio robot de tele-presença: ou um por cada mês que se estivesse disposto a pagar a "mensalidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)