2013/06/26

Novo YouTube Promete Vídeos sem Pausas nem Atrasos


Admitam lá: quantas vezes já fecharam um vídeo do YouTube por este demorar demasiado tempo a arrancar? O Google bem sabe que cada centésimo de segundo conta, e que há uma fina linha que separa um utilizador que ficará uns minutos a ver um vídeo, de outro que frustrado por esperar fecha a janela do browser. O seu objectivo é fazer com que isso se torne em algo do passado, e para isso dá uso a todos os truques e tecnologia ao seu dispor, para nos trazer vídeos sem atrasos.


O YouTube sempre teve os vídeos disponíveis em diferentes qualidades e resoluções, e no início isso fazia com que o browser fosse descarregando o ficheiro correspondente à resolução escolhida, esperando-se que a velocidade de download fosse suficiente para ir acompanhando a velocidade de reprodução do vídeo. Quando tal não acontecia, lá aparecia uma pausa que esperava que o vídeo fizesse o download de mais alguns segundos antes de retomar a reprodução.

Provavelmente já terão reparado que hoje em dia isso raramente acontece, e o motivo por tal melhoria é a utilização de um sistema chamado "Sliced Bread" que adoptaram em Abril de 2012. Cada ficheiro de cada resolução é partido em ínumeras "fatias", fazendo com que seja possível escolher a melhor fatia em função da largura de banda disponível. Ou seja, os primeiros segundos poderão chegar de forma quase imediata - em baixa resolução - e depois conforme a análise da velocidade, passarem a receber vídeo de melhor qualidade; e se a meio começarem um download, o YouTube poderá novamente reduzir a qualidade - mas sempre sem que existam pausas que causem frustração nos utilizadores. Graças a este sistema o número de pausas para buffering do vídeo foi reduzido em 40%... mas há mais.


O YouTube está a trabalhar em formas de acelerar as páginas e vídeos do YouTube para que se tornem ainda mais eficientes e instantâneos. Uma página do YouTube consiste na página web em si, no javascript que é executado, no leitor de vídeo, e só depois no vídeo. Tudo passos que são feitos sequencialmente e que causam um atraso entre o "clique" no link da página e a reprodução efectiva do vídeo.
O Google vai passar a fazer o carregamento de todos estes elementos em paralelo, cortando alguns décimos de segundo (ou segundos, dependendo da velocidade da ligação). Melhor ainda, quando clicarem noutra página para verem outro vídeo, o YouTube será suficientemente inteligente para ultrapassar a fase de recarregamento do leitor - que já está em memória, e pedir o vídeo imediatamente.

Sabendo que muitas pessoas não resistem a clicar nos vídeos relacionados que surgem no final de um vídeo, o YouTube passará a fazer o preload das "fatias" iniciais dos vídeos relacionados, fazendo com que a reprodução de vídeos relacionados possa começar de forma quase imediata. (Esta vai-me dar jeito... pois muitas vezes "perco-me" a seguir vídeos relacionados uns atrás dos outros... até olhar para as horas e ver que os minutos que tinha para gastar já se transformaram numa hora ou mais!)


Se não houverem atrasos de última hora, poderemos ver este novo YouTube em acção já nos próximos dias. Até lá... é ir clicando nos vídeos para depois verem se notam diferenças.

4 comentários:

  1. A par de todas estas novas melhorias, existe uma forma "caseira" de acelarar igualmente o Youtube e que se faz, efectivamente(ainda que ligeiramente) notar em velocidades lentas de acesso à internet. Resume-se a um comando simples que se executa precisamente na linha de comandos do Windows. Através do título: "acelarar vídeos Youtube" encontra-se dezenas de tuturiais a fazer-lhe referência. :)

    ResponderEliminar
  2. Pois já eu com 100mbits ando sempre a ter que clicar pra passar os vídeos todos para 1080p porque o player nunca usa essa velocidade por padrão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. existe uma aplicação para o browser chrome, "auto hd for youtube" que resolve esse problema.

      em relação ao detectar a ligação e adaptar a qualidade do vídeo em tempo real, já o "nosso" serviço meo go faz há imenso tempo...

      Eliminar
  3. Eu estranho é a ZON não usar isto na IRIS, qd o anunciaram pensei que fosse fazer exactamente isto, 1 segundo em buffer do canal anterior e do próximo e passado esse tempo isso fica o DVB-C.

    ResponderEliminar