2013/06/19

Nvidia vai Licenciar Tecnologia a outros Fabricantes


Parece que a Nvidia se está a adaptar para fazer frente às dificuldades que estão para chegar - e ainda bem que o faz (nada tendo contra a AMD e as suas Radeon, tenho uma ligeira preferência pessoal pelas Nvidia). Para enfrentar o altamente concorrencial segmento mobile, e para além de disponibilizar os seus chipsTegra, a Nvidia vai passar a licenciar a sua tecnologia gráfica, permitindo que qualquer fabricante possa integrar os seus GPUs nos seus próprios chips - algo bastante frequente no mundo dos SoC (System on Chip) onde cada fabricante cria as suas próprias "receitas" usando os módulos mais adequados às suas necessidades.

Esta medida faz com que um fabricante como a Apple ou a Samsung pudessem passar a integrar um GPU Nvidia nos seus chips, em vez de um PowerVR ou Mali, ou outros actualmente disponíveis. É uma medida de importância estratégica, e poderá muito bem marcar uma nova etapa na vida da Nvidia. Ninguém duvida das suas capacidades nesta área, e a Nvidia está bem representada tanto a nível dos GPUs desktop como dos GPUs mobile. Resta saber se a sua tecnologia é realmente tão eficiente quanto outras que já têm provas dadas neste segmento (nomeadamente a PowerVR).

Igualmente interessante será especular até que ponto esta medida poderá estar relacionada com o facto da sua rival AMD ter ganho os contratos para ambas as consolas da próxima geração: Xbox One e Sony PS4; deixando a Nvidia fora da equação (ao que parece, a Nvidia recusou-se a fornecer GPUs ao preço que MS e Sony estavam dispostas a pagar, facilitando a vida à AMD que assim pode propor os seus "combos" CPU+GPU. Com o mercado dos PCs em declínio e o mercado das consolas entregue à concorrência, será apenas lógico que a Nvidia queira assegurar uma maior fatia do crescente mercado mobile... e nada melhor do que colocar a sua tecnologia à disposição de todos os que a quiserem utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)