2013/06/07

Start Button do Windows 8.1 não tem "Menu"



Depois de nos ter mostrado algumas das novidades que poderemos encontrar no Windows 8.1, a Microsoft mostra também mais em detalhe uma das coisas que foi bastante criticada pela sua ausência no Windows 8: o start button. O Windows 8.1 marca o regresso do start button, mas poderá ser um regresso que não será exactamente aquilo que os utilizadores pretendem.

O start button no Windows 8.1 apenas servirá como atalho para regressar ao menu principal no "metro" - uma transição que agora é menos abrupta graças à possibilidade de se usarem o mesmo papel de fundo em ambos os ambientes, mas que nada tem a ver com o "start menu" tradicional a que os utilizadores windows estão habituados. Nesse aspecto, penso que uma rápida disseminação de smartphones e tablets Windows possa ajudar a suavizar esse processo - pois depois de se habituarem a usar o novo interface nestes equipamentos, poderá tornar-se mais natural dar-lhe uso também num desktop ou portátil.

Depois de quase duas décadas de habituação e promoção do start menu... vai ser uma mudança que não será pacífica (quem é que ainda se lembra do lançamento do Windows 95, com a MS a dar uso ao "Start me up" dos Rolling Stones para promover o então "inovador" start button e respectivo menu? :)


4 comentários:

  1. Uma excelente alternativa ao "start menu" no windows 8 é o Pokki. Aconselho a experimentarem, muito interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Microsoft quer a toda a força obrigar os utilizadores a usar a interface do metro.
      Já uso o pokki há algum tempo e é realmente excelente, ainda por cima é gratuito.

      Eliminar
  2. Anónimo7/6/13 22:05

    *facepalm*

    Mas a Microsoft substituiu a equipa toda por idiotas ou quê? Não posso acreditar que o que eles retiraram das queixas foi que os utilizadores queriam um botão para ir pro metro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema aqui é que quem se queixou, queixou-se da falta do botão e esqueceu-se do resto. Aparentemente, a Microsoft, que é chefiada por pessoas menos competentes (não totalmente incompetentes, isso seria mau demais), não se apercebeu que os utilizadores querem um menu decente, não interface Metro.

      Eliminar