2013/06/08

Vídeo em HDR


Se nas fotografias estáticas estamos a avançar no sentido de se passar a tirar fotos em HDR como sendo o método "normal", não será difícil imaginar que logo a seguir o vídeo siga o mesmo caminho. Nesta demonstração podemos ver as capacidades quase "mágicas" do que se pode fazer com este tipo de processamento, com uma câmara apontada directamente para uma lâmpada.

Habitualmente, o resultado seria bastante previsível: ou obteríamos uma imagem completamente saturada (toda a "branco"), ou ajustávamos a exposição para que se conseguisse ver a lâmpada com algum detalhe, mas transformando tudo o resto em "preto". Mas graças à ajuda do processamento digital, e das imagens captadas com diferentes exposições sucessivamente, podemos ter um vídeo que é capaz de mostrar a lâmpada com detalhe... e também tudo o resto que pode ser visto normalmente.

Os sistemas que temos visto em funcionamento nos smartphones funcionam de forma bastante mais subtil (embora agora fique curioso para saber que tal se portariam perante estas condições extremas), mas tal como actualmente temos milhares de apps capazes de aplicar todo o tipo de efeitos sobre as fotos, não deverá faltar muito para que comecem a surgir apps que tirem partido dos novos sensores e CPUs para nos apresentarem vídeo em HDR onde poderemos "brincar" com todo o tipo de parâmetros e ajustes.

2 comentários:

  1. Já testas te o video do S4 em HDR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O HDR no S4 só chegou com o ultimo update... que ficou disponível depois de já não o ter comigo. Vou ver se consigo arranjar alguns só para uns testes. :)

      (Mas não fará certamente nada do género do que este sistema mostra - deve funcionar apenas para cenas bem mais moderadas).

      Eliminar