2013/06/08

Ubuntu Phone já está Funcional


Bem sabemos quão impacientes são os consumidores actuais, e que as marcas pagam caro todo e cada atraso em chegarem ao mercado com as coisas que anunciam ou revelam meses antes. A Microsoft ainda está a tentar recuperar dos atrasos do seu Windows Phone, e o panorama não parece propício para quem se quiser aventurar no saturado mercado dos smartphones, actualmente dominado pelo Android e iOS.

Mas a Canonical não quer ficar de fora, e há que reconhecer que está a fazer um trabalho exemplar com o seu Ubuntu Touch, um Ubuntu especificamente concebido para ser utilizado em smartphones e também em tablets.

Depois de ter sido apresentado com muitos componentes não funcionais, o Ubuntu Phone mostra já estar mais funcional - fazendo e recebendo chamadas e mensagens, ganhando as apps "essenciais" que se esperam ver de origem num smartphone, gestão de energia melhorada, e muitas outras coisas. O sistema de utilização com os quatro lados do ecrã a servirem para funções distintas parece-me muito interessante (e dispensa a necessidade de botões físicos), mas penso que teria sido melhor não se terem inspirado tanto em icons de cantos arredondados que mais parecem saído de um iOS.

A este ritmo, teremos um Ubuntu Phone completamente funcional dentro do prazo inicialmente previsto (versão final em Outubro, início de comercialização em Janeiro de 2014).


1 comentário: