2013/07/11

Como exportar os Contactos do Google Latitude


O Google vai encerrar o Google Latitude passando-o (de forma canibalizada) para o Google+, e desta vez nem sequer disponibiliza uma forma automatizada - ou sequer manual - para que os utilizadores possam fazer essa migração de forma fácil. Segundo as informações oficiais do Google: "não é possível exportar a lista de contactos do Google Latitude"... mas felizmente, isso não é verdade.

Tal como acontecia com os contactos do Google Buzz, também os contactos do Latitude são mantidos num grupo escondido de contactos no Gmail, e por isso torna-se possível exportá-los... com algum trabalho extra.
  1. Ir até este grupo de contactos do Gmail: https://www.google.com/contacts/#contacts/group/11/Latitude
  2. Seleccionar "todos"
  3. Ir ao dropdown "More" e seleccionar "Export" para exportar esses contactos

De seguida, poderão importar esses contactos para o Google+, indo até esta página: https://plus.google.com/people/find e seleccionando a opção "connect services" seguida de "open address book", onde deverão seleccionar o ficheiro previamente exportado. Depois podem facilmente adicionar esses contactos a um novo círculo, chamado "Latitude" por exemplo.

O último passo será irem ao settings do Google+, para activarem a partilha da localização, e restringirem-na ao círculo Latitude que acabaram de criar.


Não será bem a mesma coisa (fazia muito mais sentido o Latitude funcionar sobre o Google Maps), e perdemos a muito prática opção de podermos decidir quais os contactos com quem queríamos partilhar a nossa localização com precisão, e quais deveriam ver apenas a localização aproximada... mas quando o Google decide uma coisa... já sabemos que as hipóteses de voltar atrás são praticamente nulas.

[via Google System]

1 comentário:

  1. Na verdade, o agrupamento por precisão e localização aproximada continua disponível nas configurações do Google+; pode-se criar um círculo pra cada, personalizando. O que me faz mais falto é o tradicional "há X minutos" que é substituído por um "atualmente" não muito confiável.

    ResponderEliminar