2013/07/11

Chromebooks estão a ser Caso de Sucesso


Num mercado em que os computadores estão a vender-se cada vez menos, há um pequeno segmento que se tem revelado num inesperado caso de sucesso: os Chromebooks estão a vender-se cada vez mais, e são já responsáveis por 20-25% das vendas de portáteis com preço inferior a $300. Olhados com desconfiança por alguns, estes pequenos computadores que fazem esquecer todas as preocupações com o sistema operativo e nos apresentam um "Chrome" como ponto de partida para tudo parecem estar a conquistar seguidores.

Não me surpreende. Para muitos utilizadores cuja principal (única?) função do computador é "ir à net", a opção por um Chromebook não só é uma proposta económica como serve como factor de descanso adicional - sem preocupações com malware, virus, reposições do sistema, ou até backups. Está tudo sempre pronto a funcionar à distância de um login.

Restará apenas saber até que ponto é que esta dependência total nos serviços na cloud e no Google não poderá ser contraproducente a longo prazo... mas isso acaba por ser algo que é transversal a grande parte dos serviços actuais na internet e não é exclusivo do Google.

8 comentários:

  1. É engraçado como as pessoas mudam de opinião consoante as marcas. Se no caso da Xbox One muita gente criticou a Microsoft por obrigar a uma ligação permanente à internet, muitas dessas pessoas (e não Carlos, não me refiro a ti) dizem que vão comprar um Chromebook (que só tira verdadeiro partido das suas capacidades se ligado à internet).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que terá mais a ver com a funcionalidade e objectivo dos produtos do que com as marcas.

      Se vais comprar um ChromeBook com Chrome OS (na prática, um browser) está implícito que a Internet é essencial. Pelo contrário, uma consola de jogos é algo bem diferente... e a *obrigatoriedade* de se ligar à internet a cada 24h revelava-se um pouco absurda (não te permitindo levar a consola para qualquer lado num fim-de-semana, e em que quisesses jogar jogos puramente offline).

      Eliminar
    2. É engraçado como certas pessoas não percebem a diferença de função entre uma Xbox One e um Chromebook e a necessidade que um tem de estar ligado á Internet e outro não!

      Eliminar
    3. Que confusão!
      O que é que tem uma coisa a ver com a outra!?

      Em termos de justa comparação existem muitos outros produtos que usam a mesma fórmula tudo na "cloud" como por exemplo Office 365, Adobe 360 ou Adobe Creative Cloud entre outros. E mesmo assim em termos de justeza tem que se alienar os preços.
      Outra coisa que não é comparável é que enquanto a Microsoft pretendia exigir uma ligação permanente à net sob a pena de nada trabalhar já no caso de um Chromebook não existe essa exigência:
      http://www.zdnet.com/yes-you-can-use-the-new-chromebook-offline-7000006103/

      O que tem a ver este tipo de ofertas com algo do género:
      - compro um jogo num formato físico de forma legal;
      - esse jogo não é multiplayer pelo que não necessito de acesso à net;
      - esse jogo tal como a maioria do catálogo é caro e supunhamos que o preço ficou entre os 65 a 80 €;

      Então porque carga de água a Microsoft me obriga a manter uma ligação à net quando o que eu quero jogar individualmente um jogo caríssimo, num formato físico, quando, como, onde?
      Isto para além de um facto ainda mais grave que é filmar e recordar tudo o que fazemos quando em frente à consola - Big Brother watching you!?

      Isto é que foi criticado e não serviços, aplicações e mesmo tudo na "cloud". Também não existiu qualquer crítica pelo facto de muitos fogos precisarem efectivamente da ligação à net pelo simples facto de serem multiplayer e online!

      Para culminar, um Chromebook não "tira verdadeiro partido das suas capacidades se ligado à internet" mas sim quando facilmente se lhe mete uma distribuição Linux em dual-boot. Aí sim, tira dupla e verdadeiramente partido das suas reais potencialidades!

      Eliminar
    4. "Que confusão!"
      @ Manuel Costa, como é óbvio.

      Eliminar
  2. Nada de admirar. Como certamente já viste na Amazon o Samsung está em #1 best sellers laptop desde Novembro do ano transacto. O Acer já ocupou por diversas vezes o #2 mas variando um pouco embora mantendo-se por perto - até ao 5º posto.
    Porém, o que mais me admirou nos dados de statcounter foi o pormenor da grande maioria não ter sido "mexida" através de uma qualquer distro Linux. Isso sim, admirou-me já que pensava que a primeira coisa que se fazia era meter por lá um qualquer buntu, Fedora, openSuse (pelo que vi enquanto tive um nas mãos esta é para mim a melhor distro x86 para estes laptops) ou Debian entre muitos outros.

    @braço.

    ResponderEliminar
  3. Já existem em Portugal? Será que na FNAC haverá ? Já procurei e não encontro, e acho que seria uma opção interessante para mim. Obrigado.

    ResponderEliminar