2013/07/11

Google adiciona botão de Mapas Offline à nova app do Google Maps


Penso que não seria ser um especialista para imaginar que o método implementado pelo Google na sua nova app do Google Maps para guardar mapas em modo offline ia causar enorme polémica. Enquanto na app antiga temos a possibilidade de guardar várias áreas em modo offline para usarmos sem ligação à internet (ou para poupar dados), na nova app os utilizadores descobriram... que não há nada disso. O Google achou que seria lógico escrever-se "OK Maps" na caixa de pesquisa para guardar a área do mapa que se estiver a ver em modo offline (vá-se lá saber quem teve essa ideia) - mas felizmente soube reconhecer o erro e já se apressou a adicionar um botão no final da lista de pesquisa que indica expressamente "guardar esta área como mapa offline".

É um passo no bom sentido, mas não me parece que seja suficiente: falta ainda a capacidade de guardar diferentes áreas em modo offline; e um qualquer método de gestão que nos permite ver que áreas temos guardadas, assim como a possibilidade de as apagar. Nesta app... é impossível sabermos se temos alguma área guardada, quanto está a ocupar, e apagá-la para libertar espaço.

Também as críticas relativamente à ausência do Google Latitude parecem estar a ser em número suficiente para que o Google tenha adicionado um botão de referência a "onde está o Latitude", redireccionando os utilizadores para uma página com mais explicações. Bem que nessa página poderiam fazer referência a que afinal é possível exportar a lista de amigos no Latitude, em vez de dizerem que não se pode fazer.

1 comentário:

  1. É pena é que outras apps não possam aceder às áreas que já temos guardadas no Google Maps.

    ResponderEliminar