2013/07/08
Google paga a AdBlock Plus para deixar passar Publicidade?
Já sabemos que o mercado é uma coisa fluida, onde todos se vão adaptando às circunstâncias do momento. Para quem estava farto de levar com publicidade nas páginas em que visitava, gastando tráfego e ocupando desnecessariamente o CPU do seu computador (particularmente no caso dos anúncios em Flash), surgiram as extensões de bloqueio de publicidade para utilizar nos browsers - sendo o Adblock Plus uma das mais populares. Mas... parece que agora o Google e outras empresas contra-atacam, pagando aos criadores desta ferramenta para que deixem passar a sua publicidade.
A ser verdade, torna-se surpreendente pois em primeiro lugar significa que o Google considera este tipo de extensões já são utilizadas em número suficiente de pessoas para que tenha que se "preocupar" com isso (o AdBlock Plus para o Chrome indica que é usado por mais de 10 milhões de pessoas); por outro lado interessará saber se esta medida terá qualquer resultado prático. É que este tipo de extensão é principalmente utilizada por um público alvo mais informado, e que não terá qualquer problema em adicionar as regras necessárias para bloquear o AdSense, ou subscrever uma outra lista de bloqueio que não deixe passar a publicidade do Google.
... Restará também ver até que ponto esta medida do Adblock Plus adicionar o Google e outras empresas pagadoras à sua "whitelist" para que continuem a ser exibidos os seus anúncios irá afectar a sua reputação junto dos utilizadores. Afinal, poderemos considerar que uma completa inversão dos seus princípios... uma empresa de bloqueio de publicidade receber dinheiro para deixar passar alguma.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
já tinha reparado nisso. Aliás, é impossível não reparar na diferença entre uma página limpa e outra pejada de PUB. Isto atingiu proporções ridículas.
ResponderEliminarA primeira ideia que me veio à cabeça foi que o plugin estava com problemas... (se calhar é com isso que a "parceria" google-adblock conta).
Estou a ver que tenho de começar a estudar alternativas...
Por acaso já tinha ouvido falar neste assunto à bastante tempo, eu desativo a opção "Permitir publicidade intrusiva" que vem ativada por default e não tenho razões de queixa :)
ResponderEliminarEu usava o AdBlock Plus, mas come demasiada RAM (e, consequentemente, aumenta a temperatura do CPU e o consumo de energia). Prefiro ter anúncios e um bloqueador mais forte de pop-ups (o Better Pop Up Blocker).
ResponderEliminarQuanto a isto... Eles têm de fazer dinheiro de mais alguma forma para além de uma página para doações. ;)
Obrigado pela dica sobre Better Pop Up Blocker
EliminarMeh. Pessoalmente não me importo com os ads de texto e caixinha amarela. Torna-se um problema se começarem a aparecer imagens e gifs. Flash tenho desativado por default. O pessoal tem que fazer dinheiro de alguma forma e por enquanto deixar passar ads não intrusivos parece-me um bom compromiso.
ResponderEliminar