2013/07/03

Moto X do Google será Smartphone Personalizável?


Parece que o Google se prepara para começar a promover o muito aguardado (e secreto) Moto X  - o primeiro smartphone de uma nova geração da Motorola depois de ter sido comprada pelo Google. Segundo o anúncio que começa a circular hoje, o Moto X será o primeiro smartphone que poderá ser completamente personalizado pelo utilizador.

Actualização: afinal parece que as opções de personalização serão bem mais limitadas e menos inovadoras do que se imaginava.


Embora nem tenha ainda tempo para pensar nas possibilidades que isto vem trazer ao mercado sem dúvida que iria ser um marco histórico. Já se imaginaram a poder escolher peças para um smartphone como fazem para um computador: escolher um CPU, RAM e Flash, que câmara querem, bateria, etc.? Se bem que o problema que imagino perante este cenário é se o público quererá mesmo ter tal poder de decisão?

(Embora olhando para o mercado automobilístico e a sua infinidade de "extras"... temo é que estas opções passem a ser uma forma artificial de encarecer toda e cada alteração: a nível de componentes falamos de meia dúzia de euros entre um CPU melhor ou pior, ou de 8 ou 16 ou 32GB de Flash... e não me parece que sejam esses os preços que serão apresentados nas "opções".

A outra componente do anúncio do Moto X é uma forte carga nacionalista, sem dúvida concebida para facturar à custa do crescente sentimento anti-estrangeiros que se vai gerando nos EUA (particularmente contra a China), sendo que o "Made in USA" do Moto X poderá também apelar aos mais nacionalistas por essa vertente.

Vamos esperar pelo anúncio oficial... e ver de que forma estas opções de personalização se alastrarão aos demais fabricantes.

3 comentários:

  1. Eu entendo que será funcional em parte, mas algo mais simples. Do género: dar possibilidade ao cliente de escolher a quantidade de armazenamento, Ram, escolha do material exterior(material/design) e pouco mais. Não acredito que se possa escolher a câmara, flash ou coisas do género. Imaginemos o sobrecusto que isso traria a uma unidade de produção!. Talvez um nicho o desejá-se, mas o preço fala mais alto certamente. Além disso um Moto X já será suposto acoplar os melhores componentes possíveis e não, vir para o mercado com 1001 configurações. Para confusões já temos a Samsung, que todos os meses(por vontade própria) lança uma nova variante do Galaxy S4!! :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Concordo com o myketek. Não tirando o mérito à samsung, mas lançar telefones todas as semanas é um exagero, desvalorizando os modelos em comercialização.

    ResponderEliminar
  3. O Moto X não me parece que irá ser um "topo de gama", deverá (em termos de características) ser inferior ao(s) S(s)4 ou ao One. Onde deverá ser imbatível será no preço (pelo menos lá fora!).
    Quanto à personalização, acredito que possa haver mais do que uma variante do X mas não acredito que possa ser comprado por "medida" até porque isso (como disse o myketek e muito bem) acarreta custos que iriam ter que ser suportados pelo cliente tornando-o muito caro...o que pode ser feito é "deixarem" trocar as capas podendo à imagem do saudoso Nokia 3310! E pra quando um Nokia Android!?

    ResponderEliminar