2013/07/23

Nexus 4 não se Liga a Redes WiFi Ad hoc


Penso que não será preciso dizer-vos o quanto adoro o meu Nexus 4 (afinal, se comprei um...) mas há algumas coisas que vou descobrindo que me deixam completamente horrorizado. Estando em modo de férias, e contrariamente ao modo habitual, em que teria um smartphone a servir de hotspot para poder aceder à internet a partir de um portátil (para vos conseguir continuar a dar notícias fresquinhas a cada dia), desta vez tive que inverter o processo. Ou seja, tendo o portátil com uma pen 4G da Vodafone - que se está a comportar bem, tirando a temperatura que até escalda literalmente - e que faz a partilha via rede WiFi no Windows.

Para partilhar a rede via WiFi, o Windows cria uma rede WiFi Ad-hoc, de ligação directa entre dispositivos em vez de funcionar como um "hotspot". Ora... à partida não se pensaria que nos dias de hoje haveria problemas em utilizar uma rede WiFi, mas o que é certo é que o meu caro Nexus 4 com a mais recente versão oficial do Android servido directamente do Google me fez aprender o contrário. O Nexus 4 é capaz de ver a rede WiFi ad-hoc, mas é incapaz de se ligar a ela!

Claro que inicialmente suspeitei que fosse coisa de configurações, mas rapidamente descobri mais pessoas a queixarem-se do mesmo e a resignarem-se que "é assim"... e que não concordar, então que use uma outra versão alternativa do Android que permita fazer tal ligação. Algo que é um pouco contraproducente, pois o principal objectivo de ter um Nexus é precisamente não ter que andar preocupado com outros firmwares.

Nada tenho contra todos os mil e um avanços e novas funcionalidades que queiram adicionar ao Android... mas pergunto-me se não seria igualmente útil resolver todos estes pequenos detalhes que nem se imaginam ser possíveis hoje em dia? (Sendo o outro a possibilidade de comutar automaticamente para uma rede reconhecida com melhor sinal, para evitar que esteja a usar uma rede com sinal fraco vinda do outro lado da casa quando estamos mesmo ao lado de um outro hotspot com sinal bastante melhor!)

9 comentários:

  1. O meu bq Elcano também tem o mesmo problema

    ResponderEliminar
  2. Também não liga com versão do CyanogenMod?

    ResponderEliminar
  3. Em vez de fazeres a rede adhoc fazes uma rede com o connectify, basicamente um hotspot puro. também há outras soluções sem ser preciso ter esse programa, fazer manualmente. Já o fiz e resultou (também tenho um nexus 4)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o modo manual é basicamente este:

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2240585

      Eliminar
  4. http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2240585

    ResponderEliminar
  5. Todos os equipamentos Android não se ligam a redes adhoc, eu sei porque descobri isso da pior maneira, existe uma solução, que é fazer uma alteração, mas essa alteração, se a pessoa fizer uma busca de redes, vai ao ar. Não existe nenhuma solução definitiva para o problema, os androids não se ligam a redes adhoc.

    ResponderEliminar
  6. Isso acontece com imensos dispositivos, não é um caso isolado, muito por "culpa" de que as redes adhoc não são de grande importância, tirando WIFI-Direct para transferência rápida de ficheiros, em uso com o NFC (como no meu Samsung Galaxy S3 e vários outros dispositivos). É claro que em casos muito específicos (como este) daria jeito. O que muitas vezes poderá funcionar é internet "via Bluetooth", e sendo que a maior parte dos PCs tem já 2.1 - 4.0 (já para não falar no Nexus 4 que suporta 4.0) poderá ser que funcione (nunca experimentei). O que poderás fazer, Carlos, é meter o cartão 4G no Nexus e fazer o contrário, internet Nexus (3.5G, que já vai até 14Mbps ou mais) -> PC via Teethering, fazeres os updates que quiseres para o Nexus 4 e depois voltar à pen 4G. Não é o ideal mas serve. Outra sugestão é um Router TP-LINK TL-MR3020, que está quase "dado" na internet, e partilha por WIFI N (150Mbps creio) a internet de uma PEN USB *e não precisa de transformador, podendo ser alimentado por uma porta USB!!!* :-) Eu tenho e recomendo!

    ResponderEliminar
  7. Uma das coisas que me fazem desanimar do Android são essas "brincadeiras de configuration", como um amigo as denominou. É chato querer que algo simples funcione e tal não acontecer. Obviamente existem soluções com ROMs modificadas, mas também deixei-me disso, pois embora seja divertido uma vez ou duas vezes, passado um tempo torna-se aborrecido e cansativo. Nessas horas entendo uma amiga, que farta dos travamentos e da insistência em não conectar-se ao Wifi do seu Galaxy Ace atirou-o contra a parede e comprou um iPhone...

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho um com o CyanogenMod e liga-se a redes Ad-Hoc desde que sejam no modo "Ap mode".

    ResponderEliminar