2013/07/26

Nvidia criou óculos com tecnologia LightField


Os óculos digitais podem estar a atingir uma maturidade em que finalmente se começam a aproximar daquilo que se desejaria (como os Oculus Rift ou os Google Glass) no entanto todos eles sofrem de um mal que parecia ser impossível de ultrapassar: todos eles criam uma imagem que fica a uma certa distância virtual dos nossos olhos. Ora bem sabemos o quanto isso é contraproducente quando se usam óculos que criam imagens 3D, pois embora o nosso cérebro nos diga que estamos a ver coisas a diferentes distâncias, os nossos olhos permanecem focado a uma só distância.

A NVidia tem uma solução: óculos com tecnologia lightfield. A mesma técnica usada pela Lytro para criar imagens que podem ser refocadas depois de serem captadas, e que agora foi aplicada de forma invertida aos displays.

Quer isto dizer que mesmo estando o ecrã a uma distância fixa dos olhos, torna-se possível focar os olhos a diferentes distâncias, potencialmente acabando com o desconforto de usar "óculos digitais 3D". Por enquanto não passa de um protótipo, mas a ideia parece-me boa demais para que não seja aplicada a curto prazo num produto comercializável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)