2013/07/27

Próxima Sonda a Marte irá Trazer Amostras de Volta


Com a Curiosity já bem encaminha na superfície de Marte, a NASA trabalha já na sua sucessora que deverá ser lançada em 2020 e que embora tenha objectivos mais ambiciosos, vai optar por manter a estrutura da actual sonda que tão bem se tem comportado.

Desta vez, a sonda - que é um autêntico laboratório sobre rodas - terá instrumentos muito mais sensíveis para tentar determinar a existência de micro-organismos fossilizados nas rochas marcianas; e também terá a cargo preparar caminho para uma futura missão humana ao planeta vermelho: monitorizando a exposição aos raios cósmicos, o "terrível" pó marciano, as condições atmosféricas, e até a possibilidade de se usar o CO2 marciano para gerar oxigénio para respirar e para combustível (o que simplificaria bastante a logística de uma missão tripulada).

Esta sonda também terá um outro objectivo: recolher amostras que serão preservadas para posteriormente serem enviadas para o nosso planeta. O sistema é incrivelmente complexo e dependerá da sonda deixar a "encomenda" num local pré-determinado e que será recolhido por uma outra missão que fará descer um veículo de recolha que trará o pacote para a órbita marciana, sendo depois reenviado para a Terra por outra nave. Milhares de variáveis onde tudo terá que funcionar a 100% para que seja bem sucedida.

Vai ser certamente um evento para acompanhar a par e passo - e esperemos nós que por essa altura já possa ser feito em qualidade HD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)