2013/07/27

Manobrar partículas no Ar com Ondas Sonoras


Enquanto não dominamos a ciência da anti-gravidade, temos que recorrer a métodos um pouco mais primitivos (mas igualmente fascinantes) para manter coisas a flutuar no ar, como que por magia. Se já por aqui vimos exemplos espectaculares conseguidos à custa de supercondutores, o método que vos trago hoje é bem menos sonante... ou melhor dizendo, é bem mais sonante, pois usa ondas de som para fazer levitar e a manobrar em pleno ar pequenas partículas.

Para fazer esta levitação acústica foi usada uma placa idêntica a um tabuleiro de xadrez, onde cada quadrado pode ser controlado individualmente para produzir a necessária pressão sonora. Para conseguir levantar pequenos grãos e gotas de água é necessário som com volumes de 160dB, que seria o equivalente a estar ao lado de um foguetão a levantar voo... mas em vez de se imaginar um laboratório barulhento cheio de isolamento sonoro, a solução encontrada foi mais simples: usar uma frequência inaudível para os nossos ouvidos (24Khz - só não será aconselhável terem cães por perto! :)

Este sistema poderá ser usado em situações que seja necessário combinar determinados compostos com elevada precisão e garantia de não contaminação por outras partículas, e em breve esta equipa pretende demonstrar o sistema a funcionar com bolas de aço para provar que não se ficam pelas pequenas gotas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)