2013/07/20

Resistência das Lentes Canon aos Riscos


Já estamos habituados a ver os ecrãs dos smartphones serem submetidos a testes abusivos para verificar até que ponto a sua resistência a riscos e impactos é mesmo real. Menos comum é ver esse tipo de teste ser aplicado a uma lente de uma câmara fotográfica, elemento que normalmente é tratado com todo o cuidado, e que faz com que a maioria das pessoas opte por lhe colocar um filtro UV à frente só para servir de protecção.

Um fotógrafo decidiu que o melhor que poderia fazer com uma lente Canon avariada seria verificar até que ponto é que a lente seria resistente... e os resultados são surpreendentes.

A lente consegue resistir a muitos dos abusos, e só quando se entra já nos testes completamente exagerados (com um martelo!) é que começa finalmente a mostrar sinais desses abusos.

Agora já sabem que as lentes não são assim tão frágeis... mas mesmo assim continuarei a usar e recomendar o uso de uns filtros UV à frente, porque não haverá nada pior do que comprar uma lente dispendiosa e descobrir que por algum acaso ficou com um enorme risco que nos irá moer a cabeça sempre que olharmos para ele.


1 comentário:

  1. mesmo grandes riscos não afectam a imagem final, especialmente em lentes mais longas.
    Ora vê este exagero
    http://kurtmunger.com/dirty_lens_articleid35.html

    ResponderEliminar