2013/08/20

Google Maps com Alertas do Waze


É bom ver que a aquisição do Waze pelo Google já está a dar frutos, não sendo um daqueles casos em que se passam "anos" até ver resultados. O Google optou por começar pelo mais óbvio: apresentar os alertas gerados pelos utilizadores do Waze no Google Maps. O Waze é um programa de navegação que acaba por ser uma autêntica comunidade (ou rede-social), onde todos os utilizadores podem reportar todo o tipo de incidentes: trânsito, acidentes, estradas fechadas, e até partilhar os preços de combustível quando estão num posto de abastecimento (e vão ganhando pontos por isso).

Os alertas em tempo real, relatados directamente por quem está a passar no local, são uma das grandes mais valias - e terá sido essa uma das grandes mais valias que contribuiu para esta aquisição, pois é mais fácil "adoptar" uma comunidade já criada do que fazer uma de novo.



Mas, não é só do lado do Google Maps que há novidades. Também do lado do Waze temos direito a alguns benefícios vindos dos novos donos: como pesquisa do Google integrada, e imagens de satélite do Google Maps e ao Street View, que se tornam numa ajuda preciosa para a correcção dos mapas (que também podem ser feitos pelos utilizadores - que assim podem pôr mãos à obra para corrigir coisas que não estão bem, em vez de esperarem meses com a esperança de que possa vir a ser corrigido... sabe-se lá quando, ou se!

As edições permitidas são feitas de forma gradual, inicialmente permitindo apenas alterações feitas num raio de alguns quilómetros de ruas que já tenhamos percorrido com o Waze, e depois dando mais acesso conforme o nosso progresso. (Poderá ser um pouco frustrante não nos deixar corrigir coisas que sabemos estarem mal mas estarem fora do nosso raio de acção, mas sempre é mais seguro do que deixar que qualquer pessoa se ponha a "inventar" no mapa... que já sabemos que há pessoas com demasiado tempo livre na internet e que parecem gostar de o usar só para chatear os outros.)

Eu já nem sei o que é conduzir sem ter o Waze ligado, e aconselho a que dêem uma espreitadela caso ainda não o tenham feito.

2 comentários:

  1. Em relação ao Google Maps, hoje depois de 3 relatórios de erros e duas ou três semanas de espera, recebi um email do Google a dizer que a minha correcção de uma morada no Google Maps estava correcta.
    Espero que agora não demorem mais um mês a rectificar a dita cuja no site.

    Eu sei que estas coisas têm de ser verificadas e reverificadas várias vezes de modo a que não criem mais erros, mas deviam agilizar os processos um pouco. Espero que o Waze venha dar uma ajuda neste aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Pois mas Portugal não vai ter para já essa funcionalidade.

    ResponderEliminar