2013/08/31

Qualcomm critica Octa-cores - diz que Dual-cores são suficientes


A Qualcomm quer sensibilizar as pessoas para que mais nem sempre é melhor. Neste caso em concreto refere-se aos concorrentes que têm apostado em adicionar mais e mais "cores" aos seus SoC ARM - e mais expressamente a quem pensarn que oito núcleos são automaticamente melhores que os sistemas "apenas" quad-core.

Aliás, a Qualcomm apresenta valores que poderão fazer até repensar a necessidade de um quad-core: pois diz-nos que pegando-se nos 10 jogos e nas 10 apps mais populares, 85% deles estão a usar no máximo dois cores, e que os restantes 15% mal dão uso aos dois cores restantes. Por isso, a aposta da Qualcomm com os seus Snapdragon é não seguir no caminho de acrescentar mais cores... mas sim de tornar os cores existentes cada vez mais rápidos.

É precisamente o mesmo tipo de balanço que certamente já sentiram também nos PC. Para uso normal, muitas vezes mais vale ter um dual-core a funcionar a frequência mais rápida do que ter um quad-core ou octa-core mais lentos (e gastadores). Por outro lado, e inadvertidamente, a Qualcomm poderá também ter acabado de dar a explicação caso a Apple opte por fazer com que a próxima evolução do seu CPU mobile para iPhones e iPads continue a ser um dual-core, mas eventualmente a 64 bits e com mais alguns blocos especializados para acelerar processamentos específicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)