2013/08/26

Apple prepara CPU A7 de 64 bits para iPhone 5S?


Com a chegada do novo iPhone aguarda-se igualmente a chegada de uma nova geração de CPUs feitos pela Apple, sendo que alguns relatos apontam para que este novo A7 possa ser um chip ARM de 64 bits. Um chip que será cerca de 31% mais veloz que o actual A6 do iPhone 5, mas que continuará a ser dual-core.

Se se vier a confirmar, será uma opção curiosa. Temos visto os outros fabricantes a apostarem em chips quad-core (e até octa-core!), opção que representa potência acrescida em certo número de situações... mas cujos benefícios não são traduzidos linearmente para a utilização normal. Isso tem feito com que alguns fabricantes tenham também optado por formas diferentes de progredir - veja-se o caso do Moto X com a sua arquitectura X8, que também optou por manter um CPU dual-core, mas adicionando CPUs extra dedicados a funções específicas, como o reconhecimento de voz - e poderá também ser esse o caso da Apple, apostando num CPU mais potente, mas permanecendo com um dual-core.

Segundo os relatos, o CPU de 64 bits permite ter animações e transições muito mais suaves do que o A6 actual; embora fique por determinar se uma nova arquitectura não obrigará a que as apps passem a estar disponíveis em versões de 32/64bits, consoante os modelos, para tirarem o máximo partido deles (a não ser que a Apple tenha arranjado uma forma milagrosa do CPU de 64bits conseguir acelerar o processamento das apps compiladas para 32bits.

Por outro lado, estes rumores do CPU de 64 bits poderão também não passar de modelos de teste para um CPU a lançar em 2014 (num novo iPad, por exemplo), mantendo por agora um A6X melhorado ou remodelado... Vindo da Apple já sabemos que as certezas só se sabem no dia da apresentação oficial (que tem sido apontado para o próximo dia 10 de Setembro).

2 comentários:

  1. As probabilidades de ser um CPU a 64-bits é quase nula, visto que nesta categoria de dispositivos não tem o mínimo interesse em gastar transistors para...nada. Quando (e improvável tão cedo) os telemóveis/tablets tiverem mais de 4Gb de RAM e talvez troca de SO on-the-fly, virtualização, aí sim faz sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal as probabilidades de ser um A7 a 64 bits foram mesmo de 100%. ;)

      Eliminar