2013/08/26
LOVEINT - A Espionagem Amorosa da NSA
A cada dia que passa mais se vai descobrindo sobre os abusos da NSA, e tal como Snowden tinha referido de que muitas vezes esses poderes eram abusados para fins pessoais, agora surge a confirmação da própria NSA de que efectivamente têm existido "alguns casos" - no que agora tem sido referido por LOVEINT (em alusão aos vários tipos de informação recolhida: SIGINT - Signals, HUMINT - Human, etc).
Com o poder de escutarem quem muito bem entenderem, será fácil perceber a tentação de colocar a esposa/parceira/namorada sob escuta, ou ver os seus emails. E uma vez mais se demonstra que por muito que tentem fazer passar a ideia de que este tipo de espionagem é essencial para prevenir ataques terroristas (ignorando o facto de ser ilegal e violar os direitos dos seus cidadãos), este tipo de poder é simplesmente demasiado tentador para que não seja abusado! E nessas situações, a ferramenta anunciada como sendo de prevenção contra o "terror", acaba por ser ela própria aterrorizadora para quem for colocado como "alvo".
... E uma vez que o alvo tem sido toda a gente de forma indiscriminada, penso que neste caso podemos chamá-la uma Arma de Aterrorização Massiva. Se fosse noutro país, certamente que os EUA se prontificariam a livrar-nos de tal ameça, mas sendo nos EUA... onde a população parece estar mais revoltada com a escolha de Ben Affleck para ser o próximo Batman do que com o facto do Governo achar que os seus direitos constitucionais são afinal opcionais... não me parece que isto vá mudar. (E nem a própria UE parece estar com vontade de fazer muito barulho quanto a isso, mesmo sabendo-se a escala absurda a que espionagem da NSA aos seus aliados Europeus chegou...)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não sejamos inocentes. A Europa não faz barulho, porque pratica exactamente o mesmo.
ResponderEliminaryeap, concordo
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar