2013/08/16

Sony Honami vai gravar Vídeo Ultra HD 4K?


Já vos tinha dito que uma das formas de acelerar a adopção dos novos ecrãs Ultra HD 4K seria facilitar o acesso a conteúdos neste formato. E para isso, que melhor poderia haver do que gravar vídeo 4K com os nossos smartphones? Poderá parecer uma ideia maluca considerando os requisitos técnicos necessários - mas parece que a Sony se prepara para fazer isso mesmo com o seu novo topo de gama Honami que será apresentado em breve.

Segundo um slide de uma suposta apresentação oficial da Sony vemos a clara menção à gravação de vídeo em formato 4K. Coisa que poderá não ser assim tão descabida quando se sabe que a Sony teria todo o interesse em que os seus clientes comprassem os seus novos televisores Ultra HD, e que o Snapdragon 800 que será usado neste smartphone já tem capacidade para suportar vídeos 4K (esperemos que já dê uso ao codec H.265 para que os vídeos Ultra HD não ocupem "gigabytes").

O sensor de imagem seria de 20MP, e há ainda um aspecto algo estranho: a referência a uma resolução de 4000x2000, que não é a habitualmente utilizada pelos televisores "4K" (que se ficam pelos 3840x2160) - mas, poderá dever-se apenas a serem slides "pre-release" onde ainda não tenham sido afinados todos os detalhes. O que importará é que a qualidade efectiva deste vídeo 4K seja claramente superior à de qualquer vídeo Full HD de qualquer outro equipamento; porque se for para ter vídeo 4K que depois acaba por ser idêntico aos streams hiper-comprimidos que tão bem conhecemos... lá vamos ter mais uma corrida do marketing a dizer que temos mais e mais pixeis, mas que na verdade não se traduzem em melhorias concretas.

1 comentário:

  1. Realmente o interesse do Video 4K só virá QUANDO aparecer a massificação de TVs 4K (e cujas vantagens só se notarão em TVs de 37" e *bastante* maiores) e isto tudo...com (des)codificação por hardware de x265. De momento que eu conheça não está em comercialização nenhum chip de telemóvel / gráfica de PC que suporte tal feito. A partir daí tenho raras dúvidas que este telemóvel o faça, e mesmo que grave em 4k nenhum individuo comum terá profeito, seja no telemóvel, seja na tv. Se em vez de 4K aproveitasse para ter uma bateria superior isso é que era! Eu do meu S3 em modo normal (ou seja, sem ser em ECO) com um uso razoável saco 2.5 dias o que num topo de gama me parece verdadeiramente excelente! Mas mesmo assim ainda estou à espero dum que me dure uma semanita :-)

    ResponderEliminar