2013/09/19

BlackBerry Z30


Todos sabemos que a BlackBerry está numa situação extremamente complicada, mas isso parece não impedir o lançamento de um novo smartphone: o Z30. Um smartphone que poderia ser bastante interessante não fosse o futuro altamente incerto da companhia.


O BlackBerry Z30 vem com a mais recente versão do sistema BB 10 OS (10.2) e conta com um ecrã de 5" 1280x720 Super AMOLED, CPU Snapdragon S4 Pro dual-core a 1.7Ghz, 2GB de RAM, câmaras de 8MP e 2MP, e bateria de 2880mAh. Outra das áreas que recebeu atenção especial foi a antena, que a BB diz permitir recepção melhorada em locais com pouca rede, assim como maiores velocidades nos dados mobile.

Embora não se saiba ainda qual será o preço deste equipamento, penso que mais que o hardware e o software, o principal factor decisivo será mesmo "político". Será que vale a pena investir num smartphone de uma empresa que procura desesperadamente comprador e que não se sabe por quanto mais tempo irá conseguir resistir? Ou seja, a BB está num ciclo aparentemente sem saída; onde não consegue cativar mercado por falta dessa "credibilidade"; e onde não consegue ganhar credibilidade por não conseguir vender maiores volumes que lhe permitam regressar a uma situação estável (e onde ao contrário da MS, não tem também alguns "biliões" que pode estourar a sustentar uma plataforma até que atinja massa crítica).

2 comentários:

  1. Saíram hoje notícias de que a Blackberry poderá ter que despedir 40% dos seus colaboradores...

    As coisas estão difíceis, mas a Blackberry também é culpada. Como utilizador de Blackberry (por obrigação profissional) e iphone na vida pessoal (também podia ser Android), há anos que se via que a Blackberry se tinha deitado à sombra da bananeira. Agora reagiu com o BB10 mas já vem uns 3 ou 4 anos atrasada.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o nosso amigo ajm.
    Devo dizer que tenho um z10 para testes de rede e queria acrescentar que a plataforma bb10 tem potencial para conviver ao lado do ios , android e wphone. Há fatores que levaram a empresa a esta situação: quem não inova fica ultrapassado, a plataforma bb10 chegou tarde e um pouco confusa na utilização e outro factor muito importante que é o preço dos equipamentos. O q5 começa nos 400 euros, q10 5OO/600 e o z10 igual. Ora com estes preços , como se pode ganhar utilizadores?

    ResponderEliminar