2013/09/13

Imagens aéreas em tempo real


Hoje em dia já não nos surpreende podermos abrir uma janela do browser e espreitar qualquer parte do planeta, em sites como o Google Maps, ou até percorrer as suas estradas recorrendo ao street view. Muita da magia que há poucas décadas atrás fazia com que isso parecesse ficção científica já se desvaneceu, sucumbindo à realidade do que se tornou possível. Mas há ainda aqueles que ao olharem para estas imagens têm a tentação de dizer algo como: "ora vai até ali para ver se lá está o meu carro que acabei de estacionar".

A ideia de ter imagens aéreas em tempo real poderá parecer uma loucura... mas há quem já esteja a trabalhar nesse sentido.



Durante uma hackathon, uma equipa resolveu propor um serviço chamado 300ft que consistiria numa frota de quadcopters que sobrevoaria uma cidade captando imagens em tempo real. Essas imagens seriam utilizadas para criar um mapa que, ao contrário do que acontece com o Google Maps e outros (que têm meses ou anos de idade), mostraria a cidade como estava há poucas horas atrás.

Embora não seja algo para concretizar já, mostra-nos que um futuro onde se tenha acesso a imagens em (quase) tempo real poderá estar bem mais próximo do que se imagina. Para uma solução com algumas horas de atraso bastaria um único drone para ir percorrendo a cidade e actualizando as imagens; para uma solução com imagens em tempo real seria necessário uma frota mais numerosa. Mas... já estão a imaginar o que seria poder ver o mundo em tempo real? Não posso deixar de ficar "pasmado" com essa possibilidade - embora inevitavelmente as questões da segurança e privacidade nos atirem para uma realidade onde isto ficasse "encravado" durante bastante tempo nas burocracias legais.


... O que me faz também pensar noutro aspecto. Em vez de drones aéreos barulhentos a zumbir pelos ares, porque não recorrer a outra coisa que possa ficar no ar sem necessitar de energia e de forma quase despercebida? Não seria isto algo bem à medida dos balões que o Google quer utilizar para distribuir a internet?

Por mim, venham de lá essas imagens aéreas em tempo real... já estamos fartos que sejam apenas os militares e agências secretas a terem acesso a esse tipo de coisas. ;P

1 comentário:

  1. Uma coisa que realmente me impressiona é o street view. Outro dia pediram-me uma direção que desconhecia. Rapei do Google Maps, encontrei a rua, dei-lhes a direção para lá chegar - e mostrei-lhes a vista da rua e do edifício.

    P.S. Não custa nada ser simpático com moças jeitosas. Se fossem assim para o idoso, só dizia: "Fica para aquele lado, vão perguntando" :)
    Acho que já não nenhuma rua e escaninho que não esteja no street view.

    ResponderEliminar