2013/09/13

Notícias do Dia

A Samsung apressa-se a dar resposta à Apple e dizer que também vai ter smartphones a 64bits; agora podes usar um Raspberry Pi para aprenderes a programar na web; o Facebook aposta nos vídeos e testa mostrá-los com auto-play; e a quase doentia obsessão do Google em empurrar todos os seus utilizadores para o Google+ (que também passa a ter edição de fotos melhorada... mas só para Chrome - e mesmo assim não para todos os Chromes).

E agora fiquem com as notícias do dia:

Java torna-se ainda maior risco de segurança

O Java já é conhecido pelas suas inúmeras vulnerabilidades que vão merecendo correcção atrás de correcção. Mas agora há quem alerte para o risco acrescido devido ao fim do suporte para o Java versão 6, que deixa de receber essas correcções, mas que ainda é utilizado por metade dos utilizadores que usam Java.

Para complicar a coisa, os hackers arranjaram uma forma simples de as descobrir: explorando as actualizações de segurança lançadas para o Java 7, para descobrirem possíveis pontos de ataque para o 6, que não receberá essas correcções e provavelmente terá falhas idênticas. A recomendação actual é a de que não usem o Java a não ser que seja absolutamente necessário, e mesmo assim, que o activem apenas para o site/serviço que necessitar dele.



Cisco revela mega chip para acelerar as redes
Nem só de CPUs e GPUs depende a nossa vida digital actual. Para que a página web que acedem no vosso smarphone chegue até vós, a informação tem que percorrer milhares de quilómetros, atravessando dezenas de routers, e tudo isto em milésimos de segundo. Para suportar todas estas ligações, também o hardware dos equipamentos de rede tem que evoluir, e a Cisco apresentou uma nova geração de chips, começando pelo X1. Um chip que contém 336 cores especializados e é capaz de movimentar 400gigabits de dados por segundo - em comparação, as gerações anteriores permitiam apenas 140gbps, e necessitavam de vários chips para o fazer.


M7 no novo iPhone 5S será usado para navegação em interiores


Poucas pessoas se recordarão que lá por dentro do novo iPhone 5S temos um novo "motion coprocessor", o M7. Este chip poderá passar despercebido à maioria dos utilizadores mas vai permitir melhoramentos substanciais em várias áreas - que vão para além do "tracking" nas apps de fitness. No próprio site da Apple surge a referência de que este chip será utilizado para que o iPhone se comporte diferentemente quando detecta que estão ao volante (não perguntando se se querem ligar a redes WiFi por onde vão passando), ou a pé, ou em modo inactivo (poupando bateria e reduzindo a frequência das comunicações).

Mas, outra das suas intenções é a integração com o serviço de mapas para permitir a navegação em interiores. Coisa que o Google e Microsoft já têm em estado bastante avançado, e que a Apple terá que replicar caso não queira ficar (ainda mais) para trás nesta área que já lhe mereceu tantas críticas.


Google prepara novo logo "flat"?
Parece que o Google se prepara para abandonar o seu logo em relevo e optar por um design mais simples e "flat". O novo design foi descoberto na app Chrome beta para Android, e embora o Google tenha dito que foi por lapso, e que este logo simplificado apenas se destina a ser utilizado em situações onde o logo oficial não possa ser bem representado, há quem continue a suspeitar que uma remodelação estará para breve... veremos. (A verdade é que o logo em relevo já parece um bocado "fora de moda"...)


Curtas do Dia




Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. Essa coisa do novo logo da Google fui agora reparar na carta que recebi a cerca de 1 ano por causa da minha conta adsense e a carta já vinha com esse novo logo.

    ResponderEliminar