2013/09/15

Noah - Uma Curta que Retrata a Geração Facebook


Este Noah é uma curiosa curta que se revela num muito bem conseguido retrato da geração actual e de como a internet e as redes sociais condicionam o seu comportamento. Em vez optar por câmaras, toda história é contada usando apenas o ecrã do computador do seu protagonista (Noah), e por intermédio do qual ficamos a conhecer quem ele é, os seus amigos, e as suas emoções quando começa a suspeitar que a sua namorada está a esconder algo.

De certa forma mostra-nos também como é praticamente impossível resistir à tentação de invadir a privacidade dos outros se tivermos o poder para o fazer - assunto bem em voga devido à espionagem da NSA e de todos os abusos que são por eles cometidos (alguns dos quais já reconhecidos pelos próprios, que usaram esse poder para espiar esposas, namoradas, etc.)

O final revela-nos também como o risco de pensar que sabemos tudo pode correr mal... e que por muito poder e informação que se tenha... por vezes o que faz falta é uma simples conversa "cara a cara" para nos relembrar que somos pessoas reais e não apenas rostos escondidos atrás de um ecrã de computador.

De visionamento obrigatório (e não se preocupem com os 17 minutos de duração... pois passam a voar sem darem por isso.)

2 comentários: