2013/09/20

Novos iPhones 5S esgotam rapidamente


Os novos iPhone 5S e 5C chegam hoje às lojas nos países de lançamento, e já começaram a causar frustrações para quem quisesse apanhar um iPhone 5S. Já se tinha ouvido dizer que o stock de iPhones 5S iria estar bastante limitado no lançamento... e assim se confirmou.


Longe das confusões de outros tempos, ainda assim se fizeram filas com centenas de pessoas em muitas das lojas Apple. Infelizmente para os que iam em busca de um iPhone 5S, a coisa esteve mais complicada e há relatos de lojas que nem sequer tinham 5S disponíveis (segundo alguns relatos no Twitter). Já na loja online, o stock de 5S também desapareceu de forma quase imediata, com as previsões a indicarem agora prazos de entrega para Outubro. E curiosamente, o modelo dourado parece ser um dos mais difíceis de encontrar - muitos operadores nos EUA nem sequer os receberam, ficando apenas com os modelos cinza "space gray".

Ficará agora a dúvida sobre o que terá originado esta falta de disponibilidade nesta fase inicial que habitualmente é usada para medir o sucesso de um equipamento. A lógica dirá que seria do interesse da Apple ter a maior quantidade disponível para vender imediatamente - mas não será difícil imaginar mil e uma outras razões para que a Apple possa ter decidido limitar artificialmente a disponibilização do novo 5S para "forçar" a adesão ao 5C (alguns clientes mais "desesperados" poderão ficar tentados a optar pelo 5C para não terem que esperar ou saírem das lojas de mãos a abanar). Por outro lado, a falta de stock poderá dever-se unicamente a questões de produção, com algum componente a dar alguma dor de cabeça de última hora e a estragar as previsões.

Não passam de teorias da conspiração, mas a verdade é que contrariamente ao habitual, desta vez a Apple não partilhou o número das pré-reservas que foram feitas - o que não me parece ser um bom indicador. Vamos ver se temos acesso aos dados sobre as vendas no primeiro fim-de-semana para avaliar a situação, sendo que desde logo se irá dizer que o volume de iPhones 5S foi baixo devido à falta de stock e que se teriam vendidos muito mais... se houvesse. A mim, acho que será mais interessante ver que tal foi a adesão ao 5C (e nesse não há a desculpa de falta de stock, pois continua a estar disponível para compra imediata).

5 comentários:

  1. A Apple não partilhou os números das pré-reservas porque não houve pré-reservas do 5S nos EUA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter dito: "Não revelou as reservas do 5C". :)

      Eliminar
  2. "El iPhone 5S se agota en China"

    Não era que uma empresa chinesa quando foi do iPhone 5 tinha 300.000 encomendas e agora só tinha 100.000, o que apontava para as vendas serem fracas ?

    Deixa lá, não foi para falar disso que ponho o link :)

    Há outra coisa que há uma grande curiosidade, é a proporção das vendas entre o 5s e o 5c. Na China está a ser de 30 para 1.

    Isto é uma técnica de vendas conhecida:

    Vendedor: "Tem aqui este produto que é uma beleza ! Tem estas características e mais estas ... é o nosso melhor produto. Tem ganho todos os prémios e mais alguns"
    Cliente: "Pois, mas é muito caro"
    Vendedor: "Temos aqui este que custa menos (um pouco menos)"
    Cliente: "Ah sim, quais são as diferenças"
    Vendedor: "Olhe não tem isto, nem isto, nem isto" (acrescentar um ar compungido)
    Cliente: "Pois, realmente, pela diferença de preço, não compensa o mais barato"
    Vendedor, com o olhar luminoso, como finalmente tivesse descoberto que o cliente é uma superior inteligência: "Pois não, este é muito melhor, vale bem a diferença de preço. Então vai este ?"
    Cliente: "Vai".

    Acho que a história não tem propriamente uma moral. É preciso ter um produto ligeiramente mais barato, mas não tão bom que faça concorrência ao mais caro. O que a Apple está a fazer com o 5s e o 5c é dos livros. Mais barato, mais barato mesmo, tem-se o iPhone 4S de 8GB, que não faz propriamente concorrência ao 5s.

    P.S. Há quem assinale que nos EUA o 5c será vendido sem entrada inicial, ao contrário do 5s, o que pode fazer a diferença.

    http://tecnologia.elpais.com/tecnologia/2013/09/20/actualidad/1379663544_096118.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Dos Passos
      Se meterem um só iphone em cada loja, poderão dizer que bateram o recorde mundial e esgotou em menos de 10 segundos! ;)

      A questão vai saber se estes esgotamentos todos se reflectem em vendas superiores às dos anos anteriores. E considerando os stocks aparentemente inexistentes do 5S, penso que vai ser a tal coisa do "ah, nao se vendeu porque nao havia"... e vai impedir comparações directas.

      Eliminar
    2. A febre tem que durar até ao Natal :)

      Eliminar