2013/09/14

O que são as Miragens?

O Pedro Cabido vem dissipar algumas dúvidas quanto às curiosas miragens, que são famosas por nos fazer ver coisas que não existem, e criar aquele efeito que se assemelha a uma superfície de água sobre uma estrada ou solo escaldante.




As miragens são uma ilusão óptica decorrente da variação da temperatura do meio. A velocidade de propagação de uma onda depende das características do meio de propagação, nomeadamente a sua temperatura. Ao atravessar um meio com um gradiente de temperatura, um raio de luz irá sofrer uma mudança de direcção. O ar mais quente tem densidade menor que o ar mais frio, pelo que o índice de refracção é maior no ar mais frio. Sendo assim, a luz ao passar do meio mais frio para o mais quente, é refractada sendo desviada no sentido do meio mais denso (frio).

No caso das miragens, estando a temperatura do ar junto ao solo mais quente que a do ar mais acima (ou por vezes, de forma invertida) os raios de luz vindos de cima são desviados junto ao solo de novo para cima. Assim, quando estes chegam aos olhos de um observador parecem provir do solo, criando assim, a imagem refractada do céu no solo.


É este o fenómeno que faz com que as estradas ou desertos pareçam ter água, que no entanto é inatingível pois não passa de um reflexo do céu azul, que se vai desvanecendo assim que nos aproximamos, passando a surgir mais à frente.


Por vezes as condições causam o efeito inverso, com o ar no solo a ser mais frio que uma camada superior.


Quando isto acontece é possível verem-se imagens muito curiosas, como navios a voar no céu de forma invertida, ou ilhas a flutuar no céu que poderão estar na origem de muitos mitos criados ao longo da nossa história.

2 comentários:

  1. Ora aqui vai mais uma explicação de miragem: o ordenado dos portugueses! No recibo parece muito e depois na conta não passa de uma ....miragem!

    ResponderEliminar
  2. Yeah Science! Yeah MR. White!

    ResponderEliminar